ColunasWagner Santos

Saber inglês evita situações difíceis em viagem internacional

Estudar inglês é fundamental para se comunicar durante viagens internacionais. Devido à globalização e ao fato de a língua ser a mais difundida no mundo, conhecê-la facilita diversas situações e diminui erros na comunicação. 

Para não passar perrengues fora do país, vale manter contato mais próximo com o idioma no dia a dia antes da viagem, assistir a filmes e séries e fazer um curso de inglês específico para aumentar o vocabulário e melhorar a pronúncia.  

Segundo dados da Ethnologue de 2022, o inglês ocupa o primeiro lugar na lista dos idiomas mais falados do mundo, com mais de 1,45 bilhão de falantes, sendo aproximadamente 400 milhões de nativos e pouco mais de 1 bilhão não nativos. É, portanto, a língua-padrão para turismo, assuntos relacionados à tecnologia e negócios internacionais. 

De acordo com pesquisa do Internet World Stats (2019), quem fala inglês e espanhol consegue compreender uma em cada três pessoas que se conectam à internet. Isso porque a língua espanhola é a segunda mais falada mundialmente no que diz respeito a falantes nativos, terceira mais usada na internet e segunda mais estudada. 

Assim, o domínio do inglês também possibilita conectividade, troca cultural e experiências mais completas e agradáveis fora do país. 

Como se comunicar no exterior

Estudar uma segunda língua traz inúmeros benefícios tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Junto a isso, graças a sua universalidade o inglês é necessário inclusive em países que não têm o idioma como oficial. 

A língua, portanto, é curinga para que o turista consiga se situar em diversos países. Assim, vale seguir estas dicas fornecidas por diversos portais especializados e escolas de idiomas. 

Utilize as mídias do cotidiano

É possível unir o útil ao agradável: acessar as redes sociais e assistir a vídeos em inglês ajuda a treinar a pronúncia e a compreensão auditiva do idioma. Páginas estrangeiras e podcasts também são opções eficientes. 

Além disso, existem diversos canais e páginas focadas em dicas de viagens. Acompanhá-los pode ser uma forma para, gradualmente, familiarizar-se com termos mais específicos utilizados em hotéis, transportes, restaurantes, aeroportos e outros locais comuns em passeios mais longos.

Aproxime-se da língua antes da viagem

Conforme o dia marcado para o trajeto se aproxima, mantenha um contato mais próximo com o idioma e pratique-o com frequência. Inclua na rotina momentos de lazer, como assistir a filmes e séries ou ouvir músicas em inglês. 

Caso o futuro visitante internacional não tenha conhecimento avançado no idioma, uma ideia é assistir a conteúdos que já tenha visto antes para compreender todo o contexto e identificar palavras. Com o intuito de expandir o vocabulário, também é indicado treinar as falas e prestar atenção em termos nunca ouvidos antes. 

Uma forma de aprender ao ouvir músicas é pesquisar as letras, lê-las e buscar entender o seu significado. Mesmo que, na maioria das vezes, os conteúdos não sejam focados no inglês para viagem, elas podem ser ferramentas únicas para se acostumar com a língua.  

Faça cursos específicos para vocabulário e pronúncia

Começar um curso de inglês também auxilia a criar ferramentas sólidas para se comunicar em uma viagem internacional. Assim, o interessado tem acesso a um conteúdo pensado e estruturado para ensiná-lo sobre o idioma, sua história, gramática, grafia e pronúncia. Tudo isso a partir das quatro habilidades da língua — writing, listening, reading e, principalmente, speaking

É preciso estar atento, no entanto, para escolher a modalidade que atende melhor às circunstâncias. Quem tem mais tempo para se programar pode optar por um curso tradicional, que ensina tudo do zero. Contudo, se o prazo for curto, vale apostar em aulas específicas, mais rápidas e focadas num objetivo delimitado, como o caso da viagem. 

Não tenha vergonha ou medo

Apesar de o inglês ser considerado uma língua universal, surgem dúvidas e dificuldades no início dos estudos. Assim, não tenha vergonha de perguntar e se expressar, pois o erro também faz parte do aprendizado. Mantendo a mente aberta, as chances de vivenciar uma experiência enriquecedora e repleta de intercâmbio cultural aumentam.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.