Quando um piso ou o revestimento de um local está muito danificado, uma das soluções para recuperar é através do polimento, a fim de restaurá-lo.
No entanto, diante desse contexto, é normal que você queira saber quanto custa um polimento de piso. Mas quanto a isso, é interessante entender alguns conceitos.
Muitas das vezes, o piso começa a ficar manchado, encardido ou mesmo com um aspecto mais fosco, o que é mais comum nos tacos de madeira.
Sendo assim, acaba por dificultar a limpeza e prejudicar a sua estrutura, independente do material. Nesse caso, a melhor alternativa é optar pelo polimento.
Mas quanto custa um polimento de piso e quais tipos podem passar por esse procedimento? Para saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo publicado no N10. Sem mais delongas, vamos ao que importa.
Quais pisos podem ser polidos?
Antes de falarmos sobre quanto custa um polimento de piso, é necessário que você saiba quais são os tipos que podem passar por esse processo.
Quanto a esse fato, saiba que os pisos que se dão melhor com o polimento são os que têm alta resistência, mas que podem se desgastar com o tempo. Dentre os exemplos, podemos citar os seguintes:
- Piso de concreto;
- Piso de granito;
- Piso de mármore;
- Piso de madeira;
- Piso laminado;
- Piso de porcelanato.
Esses são os principais tipos que podem passar por esse processo, portanto, ao querer saber quanto custa um polimento de piso, deve-se considerar também esse fator, a fim de chegar a um valor mais preciso.
Como é feito o polimento de pisos?
Para poder fazer esse polimento, deve-se recorrer a um maquinário mais específico, até mesmo para garantir um bom resultado.
Por essa razão que se deve ter um politriz de piso, além de alguns materiais mais específicos. No entanto, é válido lembrar que cada tipo de piso exige uma técnica, produto e equipamento diferente.
Sendo assim, para saber quanto custa um polimento de piso, também se deve considerar todos esses fatores.
Apenas um pessoal com conhecimento técnico é que conseguem realizar um orçamento mais preciso, com base nas suas necessidades.
Mas, no geral, o polimento se baseia em quatro passos básicos, eles:
- Raspagem: a fim de remover todas as sujeiras e o resto de cera, bem como nivelar;
- Reparação de danos: onde se faz análise e reparo das partes que estão quebradas, rachadas ou arranhadas;
- Polimento: utiliza-se pedras de grana fina, a fim de polir sem riscar, o que deixa a superfície mais lisa e brilhante;
- Impermeabilização: a fim de evitar com que fique manchas, bem como fazer com que o polimento dure mais.
Isso quer dizer que, ainda que o nome da técnica se chame “polimento de piso”, é algo um pouco mais completo, até para que o resultado seja de maior qualidade e mais durável.
Sendo assim, para querer saber quanto custa um polimento de piso, deve-se levar todos esses fatores em conta.
Quanto custa um polimento de piso?
A verdade é que os preços podem variar bastante de acordo com alguns fatores, bem como o tipo de piso a se polir.
Além disso, também é preciso considerar o local em que você irá fazer esse serviço, uma vez que a tabela de preços pode variar de acordo com o estado, por exemplo.
Mas, no geral, o que podemos dizer é que o preço médio para fazer o polimento de piso pode custar por volta de R$70,00 a R$100,00 por m2.
Que fatores influem no preço de polir um piso?
Não há como falar quanto custa um polimento de piso precisamente, haja vista que pode variar de acordo uma série de fatores.
Mas, como você pôde notar, o valor é por m2, o que faz necessário considerar o tamanho do espaço que se deseja polir. Contudo, não é só isso que pode influenciar.
O preço do polimento também pode depender em especial de acordo com o estado do piso. Ou seja, quanto mais danificado ele estiver, mais esforço terá de se fazer para recuperar o aspecto original.
Por consequência, deverá usar um volume maior de produto, o que faz com que o valor seja mais elevado. Ademais, saiba que o tipo de tratamento que você requer também pode afetar o valor.
Há os que apenas querem abrilhantar um pouco o piso, o que é mais comum quando o piso não está tão danificado.
Em contrapartida, há os que, depois do polimento, querem a vitrificação ou cristalização, que visa potencializar o brilho, a fim de conseguir um efeito de espelho.
Por último, existe a possibilidade de aplicar o polimento diamantado, que é quando se faz um micro polimento com pedras diamantadas, cujo objetivo é de eliminar pequenos arranhões.
É claro que esse tratamento adicional elevará o orçamento inicial e, para saber quanto custa um polimento de piso, deve-se levar tudo isso em voga.
Outras alternativas para polir o piso
Uma equipe profissional fará uso correto dos produtos químicos e específicos, bem como uma polidora para conseguir com que o seu piso tenha um aspecto ainda mais bonito.
Fora isso, antes mesmo de começar o trabalho, o profissional se encarrega de preparar a superfície da maneira adequada, limpando com água morna e sabão, por exemplo.
Isso quer dizer que, ao contratar um profissional, você terá a garantia de ter todas as vantagens do polimento de piso de qualidade.
No entanto, existe a possibilidade de você alugar uma polidora por conta própria e fazer o trabalho por si só.
Essa é uma alternativa, ainda que não seja a mais recomendada, uma vez que apenas um profissional consegue oferecer os demais benefícios.
Benefícios do polimento de piso
Ao optar para que um profissional faça esse trabalho, ele consegue garantir uma série de benefícios e, dentre eles, podemos citar os seguintes:
- Piso com mais brilho;
- Piso mais uniforme e todo nivelado;
- Maior facilidade na limpeza e conservação;
- Não permite a sujeira aderir ao piso;
- Baixa manutenção;
- Não deixa riscos;
- Não possui solventes;
- Resistente a produtos químicos;
- Melhora o aspecto visual.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.