Quanto mais produtivo é um profissional, maior será seu nível de contribuição com os resultados da sua equipe e, por consequência, da empresa, influenciando diretamente em seu crescimento.
Logo, entender a importância da produtividade no trabalho e melhorar o ambiente neste quesito, é fundamental para o aumento da performance individual e coletiva.
Quer saber como ser mais produtivo no trabalho? A gente te ajuda!
Neste post, explicamos mais a fundo qual é a importância da produtividade no trabalho e como aumentar sua eficiência por meio de ferramentas e estratégias práticas e fáceis de implementar na sua rotina. Continue conosco!
O que é produtividade no trabalho?
Em termos técnicos, podemos dizer que produtividade no trabalho se refere a quanto somos capazes de realizar em um determinado espaço de tempo.
Ou seja, estamos falando de grau de eficiência, quantificando nosso rendimento por meio de quantos clientes conseguimos atender, quantas vendas fechamos, quanto relatórios produzimos, quantos produtos vendemos e assim por diante.
Quanto mais conseguimos realizar neste espaço de tempo, mais produtivos somos.
Contudo, não somos máquinas. Por isso, nossa produtividade no trabalho é afetada por diversos fatores. Para citar alguns, temos:
- condições do ambiente de trabalho;
- nível de experiência na função;
- carga de demandas;
- qualidade da produção;
- etc.
Qual a importância da produtividade no trabalho?
Toda empresa tem como objetivo crescer e se destacar no mercado, correto? Para isso, estabelece metas de crescimento, que ditam o ritmo de atuação do negócio.
Neste sentido, a importância da produtividade no trabalho está justamente em viabilizar que essas metas sejam atingidas. Consoante a isso, os colaboradores devem entregar resultados dentro do prazo, com qualidade e eficiência.
Quanto mais produtiva for uma equipe, mais rapidamente cumprirá com suas demandas, o que possibilita estabelecer metas mais agressivas, favorecendo ainda mais o crescimento da companhia.
Mas, não é só isso. Ser produtivo também ajuda no crescimento profissional do próprio colaborador, que desenvolve suas habilidades e percebe que seu melhor desempenho afeta positivamente a empresa.
Logo, ao compreender como ser mais produtivo no trabalho, além de melhorar os resultados individuais e coletivos da organização, contribui para a autoestima do time, uma vez que estimula a sensação de participação e colaboração de todos.
Tendo isso tudo em mente, ao pensar estratégias para aumentar a produtividade no trabalho, é importante buscar contornar e corrigir situações que afetam nossa atuação, de modo a construir um ambiente propício ao aumento de performance.
Como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho? 5 dicas
Embora este assunto seja muito debatido, nem sempre sabemos como ser mais produtivos no trabalho, quais estratégias funcionam e o que não faz sentido.
Para te ajudar nessa questão, separamos algumas dicas práticas de como melhorar a produtividade no trabalho. Confira:
1. Defina metas de curto, médio e longo prazo
As metas são fundamentais para orientar nossa ação. Sem essa organização, ficamos sem um propósito definido, o que compromete nossa produtividade.
Porém, não basta apenas estabelecer objetivos de forma arbitrária.
Definir metas de curto, médio e longo prazo é importante para estabelecer cronologia às entregas. Assim, você sabe no que focar primeiro e tem uma noção clara do nível de urgência de cada atividade.
2. Aprenda a gerenciar o seu tempo
A dificuldade no gerenciamento de tempo é um dos maiores vilões da produtividade.
A melhor forma de desenvolver esse tipo de controle é por meio da definição de prazos — o que está diretamente ligado ao item anterior.
Toda tarefa precisa ter uma deadline, pois isso estimula nosso comprometimento com a entrega em tempo. Mesmo que você receba uma atividade sem prazo, defina por conta própria um limite. Assim, você se policia e mantém o controle da situação.
3. Utilize ferramentas de produtividade
As ferramentas de produtividade, além de conferir mais autonomia e organização, também ajudam a manter o foco no trabalho — algumas até permitem automatizar atividades repetitivas e burocráticas. Entre os exemplos clássicos, temos:
- Trello – com seu esquema intuitivo de cartões, permite organizar tarefas de forma prática;
- técnica pomodoro – uma das ferramentas mais lembradas no quesito gerenciamento de tempo, contribui para manter o foco no trabalho;
- software CRM – possibilita uma série de benefícios, da automatização de tarefas, à otimização da gestão do relacionamento com os clientes.
4. Afaste as distrações
Outro grande desafio da produtividade no trabalho é aprender a lidar com as distrações.
Sabe aquela rápida olhadinha nas redes sociais durante o trabalho? Pode ser o suficiente para minar o seu desempenho e prejudicar seu rendimento. Isso ocorre porque, após nos distraímos, levamos um tempo até recuperar o foco.
Por isso, para ser mais produtivo no trabalho, é importante criar um ambiente sem distrações. Deixe o celular de lado, evite o YouTube e deixe o Instagram e Facebook para os horários de descanso.
Caso você atue com essas mídias, tente focar exclusivamente em suas atividades durante o período de trabalho. Inclusive, a técnica pomodoro, mencionada no tópico anterior, pode ser uma grande aliada neste quesito.
5. Foque em apenas uma atividade por vez
Um dos grandes erros de quem quer aumentar sua produtividade no trabalho é tentar fazer várias coisas de uma vez.
O resultado costuma ser desastroso. Afinal, você não foca direito em nenhuma das tarefas, acaba levando ainda mais tempo para finalizá-las e pode até mesmo prejudicar a qualidade das entregas.
Por isso, a solução é focar em apenas uma atividade de cada vez. Assim, você será capaz de focar toda a sua atenção, entregando com qualidade e em menos tempo.
Um ponto de partida para o aumento da performance profissional
Entre ferramentas de produtividade no trabalho e estratégias voltadas para aumentar o foco e diminuir as distrações, há diversas formas de aumentar o desempenho, tanto a nível individual, como coletivo.
As dicas deste post são um bom ponto de partida para quem deseja aumentar sua performance. Mas, ainda há muitas outras coisas que podem ser feitas, como investir em um ambiente agradável, melhorar o clima organizacional e até mesmo se aprofundar em aspectos ligados à valorização dos profissionais.
O que você faz para aumentar a sua produtividade no ambiente de trabalho? Compartilhando suas experiências, estará contribuindo com outras pessoas que, assim como você, estão buscando aprimorar seu desempenho profissional.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.