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Primeiros passos para transformar uma empresa offline em online

Hoje, diversos gestores estão experimentando um mercado extremamente competitivo, onde as empresas offline (aquelas cujos esforços de marketing ainda não contemplam os canais online) estão perdendo inúmeras e decisivas oportunidades de crescimento. A internet já é um ambiente amplamente consolidado no mundo dos negócios e influencia diretamente o comportamento de milhares de consumidores (alcançando assim o seu público-alvo) e, por isso, a sua empresa deve estar nela o quanto antes!

A primeira coisa que você, enquanto empreendedor, precisa entender é que a diferença mais marcante entre o marketing offline e o marketing digital está na segmentação. Mesmo que os meios de comunicação tradicionais sejam orientados de acordo com o canal a ser utilizado e a localização, nada se compara à precisão entregue pelas plataformas digitais. Daí a importância de você transformar a sua empresa offline em online (independente do tamanho ou da natureza do seu negócio).

A transformação digital da sua empresa começa aqui

A realidade é que cada vez mais os mais variados tipos de serviços estão sendo integrados aos sistemas digitais. E a boa notícia para você é que não é preciso muito esforço para sua empresa entrar nesse ambiente através de ferramentas de altíssima qualidade (algumas delas gratuitas) para colocar o seu negócio definitivamente na web e conquistar os seus clientes.

Para que isso aconteça e você comece a transformar o relacionamento da sua empresa com o seu público em potencial, basta seguir apenas alguns primeiros passos para estrear com o pé direito no ambiente digital:

1. Estude bem o mercado:

Realize um estudo inicial e defina como será a sua comunicação com o seu público-alvo, seguindo alguns procedimentos de análise pautados em:

– Benchmarking: é quando você avalia a sua empresa em relação à concorrência para descobrir e incorporar as melhores práticas do mercado;

– Mercado em geral: aqui a ideia é entender o panorama do seu segmento, identificando problemas e demandas nas quais a sua empresa pode atuar;

– Construção de personas: analise os dados e os feedbacks dos seus clientes (os seus comportamentos e tendências de audiência), obtendo assim uma melhor percepção de suas personas para a construção do conteúdo a ser divulgado;

– Planejamento de Marketing Digital: descubra as melhores estratégias para atrair ou alcançar o seu público na internet (tanto nos buscadores quanto nas mídias sociais).

2. Registre um domínio

O domínio é o “endereço.com.br” do seu site, cujas funções básicas são facilitar a descoberta do seu cliente quanto ao seu conteúdo e a indexação nos mecanismos de pesquisa. Isso também representa a propriedade de sua marca na internet (de forma que seja sua e apenas utilizada por você). As disputas por domínios são comuns entre as empresas ou projetos de nomes semelhantes. Caso o domínio que você deseja já tenha sido contratado, entre em contato com o atual proprietário e tente negociar uma possível transferência. Se não for possível, utilize outro nome ou terminação (.blog, .net, .co etc.).  Uma boa sugestão é registrar um domínio com alguma palavra-chave forte do seu segmento para que você possa atrair as pessoas e transformá-las em potenciais clientes.

3. Crie um site para sua empresa

Como apontamos no tópico anterior, o registro do domínio é a tarefa mais urgente na criação de um site para sua empresa. Resolvida essa questão, vamos agora falar sobre a hospedagem. Esse serviço não é muito diferente de uma hospedagem tradicional e, nesse caso, é preciso pagar uma empresa especializada para hospedar os dados do seu site em um servidor (um supercomputador desenvolvido para guardar e processar os dados de rede). Por fim, escolha e instale o software (CMS) a partir do qual será rodado o site da sua empresa. Existem diversas opções na internet, mas o mais utilizado e recomendado é o WordPress. Fazendo uma simples analogia com um imóvel, o domínio é o endereço, a hospedagem é o terreno e o CMS é a casa do seu site.

4. Invista em ferramentas de gestão de leads

Os leads são os seus contatos de venda, algo que no marketing digital tem um valor inestimável. A criação de uma lista de contatos sólida e coerente permite que sua empresa mantenha contato melhor com a sua audiência (permitindo o conhecimento do seu público e o envio de um e-mail marketing cada vez mais segmentado). Aqui é muito importante para você, como gestor(a), enxergar esse processo estratégico como uma troca na qual a sua empresa oferece algo de valor (conteúdos relevantes e demonstrações do seu serviço) e o consumidor fornece seus dados de contato (e-mail, telefone, site etc.). Nesse caso, você precisará de uma ferramenta para armazenar seus registros com maior segurança e gerenciá-los em suas ações de relacionamento e publicidade. Existem algumas opções, mas a melhor aposta são as plataformas de automação de marketing. 

5. Simplifique seus meios de comercialização e de pagamento

Hoje, o crescimento das vendas online se tornou uma tendência, trazendo maior conveniência e segurança para o consumidor realizar suas compras sem precisar sair de casa. Entre as principais etapas envolvidas de um e-commerce, temos a escolha de uma boa plataforma e a contratação de um sistema de pagamento confiável. Tenha sempre em mente a necessidade de expandir suas vendas na internet, através de um planejamento que seja eficiente e que também leve em conta as suas demandas offline (como estoque e logística). Além disso, crie ambientes alinhados de interação com o seu cliente para que ele tenha sempre um atendimento qualificado e de acordo com as suas reais necessidades de compra.

O fato é que você deve compreender o crescimento dos seus negócios na internet como uma expansão dos seus negócios tradicionais. É no online que estão surgindo as novas oportunidades de lucratividade e onde se situa o consumidor contemporâneo – cada vez mais exigente e ciente das suas expectativas de compra.  

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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