Hoje, diversos gestores estão experimentando um mercado extremamente competitivo, onde as empresas offline (aquelas cujos esforços de marketing ainda não contemplam os canais online) estão perdendo inúmeras e decisivas oportunidades de crescimento. A internet já é um ambiente amplamente consolidado no mundo dos negócios e influencia diretamente o comportamento de milhares de consumidores (alcançando assim o seu público-alvo) e, por isso, a sua empresa deve estar nela o quanto antes!
A primeira coisa que você, enquanto empreendedor, precisa entender é que a diferença mais marcante entre o marketing offline e o marketing digital está na segmentação. Mesmo que os meios de comunicação tradicionais sejam orientados de acordo com o canal a ser utilizado e a localização, nada se compara à precisão entregue pelas plataformas digitais. Daí a importância de você transformar a sua empresa offline em online (independente do tamanho ou da natureza do seu negócio).
A transformação digital da sua empresa começa aqui
A realidade é que cada vez mais os mais variados tipos de serviços estão sendo integrados aos sistemas digitais. E a boa notícia para você é que não é preciso muito esforço para sua empresa entrar nesse ambiente através de ferramentas de altíssima qualidade (algumas delas gratuitas) para colocar o seu negócio definitivamente na web e conquistar os seus clientes.
Para que isso aconteça e você comece a transformar o relacionamento da sua empresa com o seu público em potencial, basta seguir apenas alguns primeiros passos para estrear com o pé direito no ambiente digital:
1. Estude bem o mercado:
Realize um estudo inicial e defina como será a sua comunicação com o seu público-alvo, seguindo alguns procedimentos de análise pautados em:
– Benchmarking: é quando você avalia a sua empresa em relação à concorrência para descobrir e incorporar as melhores práticas do mercado;
– Mercado em geral: aqui a ideia é entender o panorama do seu segmento, identificando problemas e demandas nas quais a sua empresa pode atuar;
– Construção de personas: analise os dados e os feedbacks dos seus clientes (os seus comportamentos e tendências de audiência), obtendo assim uma melhor percepção de suas personas para a construção do conteúdo a ser divulgado;
– Planejamento de Marketing Digital: descubra as melhores estratégias para atrair ou alcançar o seu público na internet (tanto nos buscadores quanto nas mídias sociais).
2. Registre um domínio
O domínio é o “endereço.com.br” do seu site, cujas funções básicas são facilitar a descoberta do seu cliente quanto ao seu conteúdo e a indexação nos mecanismos de pesquisa. Isso também representa a propriedade de sua marca na internet (de forma que seja sua e apenas utilizada por você). As disputas por domínios são comuns entre as empresas ou projetos de nomes semelhantes. Caso o domínio que você deseja já tenha sido contratado, entre em contato com o atual proprietário e tente negociar uma possível transferência. Se não for possível, utilize outro nome ou terminação (.blog, .net, .co etc.). Uma boa sugestão é registrar um domínio com alguma palavra-chave forte do seu segmento para que você possa atrair as pessoas e transformá-las em potenciais clientes.
3. Crie um site para sua empresa
Como apontamos no tópico anterior, o registro do domínio é a tarefa mais urgente na criação de um site para sua empresa. Resolvida essa questão, vamos agora falar sobre a hospedagem. Esse serviço não é muito diferente de uma hospedagem tradicional e, nesse caso, é preciso pagar uma empresa especializada para hospedar os dados do seu site em um servidor (um supercomputador desenvolvido para guardar e processar os dados de rede). Por fim, escolha e instale o software (CMS) a partir do qual será rodado o site da sua empresa. Existem diversas opções na internet, mas o mais utilizado e recomendado é o WordPress. Fazendo uma simples analogia com um imóvel, o domínio é o endereço, a hospedagem é o terreno e o CMS é a casa do seu site.
4. Invista em ferramentas de gestão de leads
Os leads são os seus contatos de venda, algo que no marketing digital tem um valor inestimável. A criação de uma lista de contatos sólida e coerente permite que sua empresa mantenha contato melhor com a sua audiência (permitindo o conhecimento do seu público e o envio de um e-mail marketing cada vez mais segmentado). Aqui é muito importante para você, como gestor(a), enxergar esse processo estratégico como uma troca na qual a sua empresa oferece algo de valor (conteúdos relevantes e demonstrações do seu serviço) e o consumidor fornece seus dados de contato (e-mail, telefone, site etc.). Nesse caso, você precisará de uma ferramenta para armazenar seus registros com maior segurança e gerenciá-los em suas ações de relacionamento e publicidade. Existem algumas opções, mas a melhor aposta são as plataformas de automação de marketing.
5. Simplifique seus meios de comercialização e de pagamento
Hoje, o crescimento das vendas online se tornou uma tendência, trazendo maior conveniência e segurança para o consumidor realizar suas compras sem precisar sair de casa. Entre as principais etapas envolvidas de um e-commerce, temos a escolha de uma boa plataforma e a contratação de um sistema de pagamento confiável. Tenha sempre em mente a necessidade de expandir suas vendas na internet, através de um planejamento que seja eficiente e que também leve em conta as suas demandas offline (como estoque e logística). Além disso, crie ambientes alinhados de interação com o seu cliente para que ele tenha sempre um atendimento qualificado e de acordo com as suas reais necessidades de compra.
O fato é que você deve compreender o crescimento dos seus negócios na internet como uma expansão dos seus negócios tradicionais. É no online que estão surgindo as novas oportunidades de lucratividade e onde se situa o consumidor contemporâneo – cada vez mais exigente e ciente das suas expectativas de compra.
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