Com a queda nos números da pandemia, mais de 100 países europeus voltaram a receber turistas brasileiros com segurança, desde a Albânia até a Polinésia Francesa.
O que é ótimo, já que o sonho de viajar para a Europa é o sonho de muitos turistas, sejam eles brasileiros, portugueses ou estrangeiros.
Entretanto, antes de confirmar o destino de sua viagem, consulte as embaixadas do país escolhido no Brasil, e viaje ciente das novas regras pós pandemia.
O que mudou nas regras de viagem na Europa após a pandemia?
Durante a pandemia, milhares de turistas brasileiros não puderam entrar na maior parte dos países do mundo, pois tiveram suas entradas vetadas devido ao grande número de pessoas afetadas pelo coronavírus, novas variantes em circulação e vacinação muito lenta contra o covid-19.
Entretanto, há alguns meses alguns países da Europa vem recebendo os turistas brasileiros, mesmo que parcialmente vacinados. Com a falta de turistas devido à pandemia, já não são exigidos passaportes europeus, autorização de residência em países da União Europeia ou do Espaço Schengen, ou visto.
Entretanto, mesmo com a vacinação em dia, não se garante que o turista poderá transitar em outros países do Espaço Schengen ou União Europeia. Por esse motivo, antes de viajar é bom conhecer as regras de cada país, evitando contratempos.
Uma das regras mais importantes é a de viajar com um seguro de viagem internacional contratado, com o valor mínimo de EUR 30 mil.
Os países queridinhos após a pandemia
Diante de tantos países com fronteiras abertas aos turistas após a pandemia, é até difícil escolher.
Entretanto, os turistas brasileiros têm os seus destinos preferidos, e dentre eles podemos citar países como França, Itália, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Espanha, Suíça, Bélgica, Áustria, Holanda, Polônia e República Tcheca, dentre tantos outros.
Viagem para a França após a pandemia
As regras que se aplicavam anteriormente aos turistas que viajam para a França foram abolidas no final do mês de julho de 2022, e as determinações valem também para territórios e departamentos ultramarinos franceses.
Assim, desde o dia primeiro de agosto de 2022 os controles sanitários nas fronteiras da França já não são feitos e os turistas já não precisam cumprir nenhuma formalidade sobre a vacina para pisar as terras francesas.
Independente do país de origem, o comprovante de vacinação contra o covid-19 não é mais exigido do turista, que também não precisa mais justificar o motivo da viagem e nem apresentar declaração de não contaminação ou de comprometimento de fazer teste de detecção da covid-19 quando chegarem ao país.
Contudo, se for viajar para a França, consulte antes o site da Embaixada da França no Brasil.
Viagem para a Itália após a pandemia
A Itália também faz parte do Tratado de Schengen e as restrições da entrada de turistas na Itália foram suspensas em 1º de junho de 2022.
Dessa forma os turistas estrangeiros não mais precisaram apresentar o Green Pass (teste negativo de covid-19 ou certificado de vacinação) para serem aceitos no país.
Contudo, se estiver programando uma viagem à Itália, é sempre prudente consultar o site da Embaixada da Itália no Brasil para saber se não há novas exigências.
Viagem para a Alemanha após a pandemia
A Alemanha é um dos países que cancelou todas as restrições para que brasileiros entrem no país, seja em viagens de visita ou para fazer turismo, no período de junho a agosto de 2022.
Assim, turistas provenientes do Brasil não precisam mais provar que testaram negativo, que estão vacinados contra o covid-19 ou que estejam recuperados da moléstia, caso a tenham tido.
Entretanto, antes de fazer suas reservas é sempre bom consultar a Embaixada da Alemanha no Brasil, para verificar se as regras não mudaram.
Viagem para a Inglaterra após a pandemia
A entrada de turistas na Inglaterra, vacinados ou não, está liberada desde 18 de março de 2022, sem necessidade de teste de covid-19, seja no embarque ou na chegada ao país.
Antes de partir os turistas também não precisam mais preencher qualquer formulário de localização de passageiro e nem fazer quarentena ao chegar na Inglaterra.
As mesmas medidas aplicam-se aos passageiros em trânsito nos aeroportos do país. Contudo, devem observar as regras do país onde querem entrar em relação às exigências contra o covid-19, como quarentena ou teste.
Outro detalhe é que as regras atuais não contemplam outras nações do Reino Unido, como Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, que tem medidas próprias.
Antes de viajar, entre no site do governo britânico e confira as regras atualizadas para não ter surpresas.
Viagem para Portugal após a pandemia
Portugal deixou de exigir dos passageiros o teste de covid-19, certificado digital da EU com certificação de recuperação ou vacinação preenchidos por outros países reconhecidos em Portugal, desde 30 de junho de 2022.
Assim sendo, independente da finalidade ou origem, turistas podem entrar em territórios portugueses sem qualquer exigência adicional, seja via marítima, fluvial ou aérea.
Entretanto, recomendamos que antes de viajar você consulte as normas vigente nos sites do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Embaixada de Portugal no Brasil.
Viagem para a Espanha após a pandemia
Também a Espanha abriu suas fronteiras aos turistas brasileiros não vacinados. Entretanto, antes de partir todos devem apresentar um certificado de recuperação, se tiver tido a doença, ou um teste negativo.
Caso o turista não possua o certificado de vacinação da União Europeia, deve acessar o aplicativo Spain Travel Health e preencher um formulário de exame de saúde. Outra opção é acessar o site SpTH – Saúde de viagem na Espanha e preencher o formulário.
Já os turistas vacinados só precisarão mostrar o código QR do certificado de vacinação da EU, sem preencher qualquer formulário.
Vale a pena conhecer também esses países:
Viagem para a Suíça após a pandemia
Os brasileiros podem viajar tranquilos para a Suíça desde o dia 2 de maio de 2022, pois não há restrições em relação à covid-19, porque o Brasil não é considerado um país de risco.
Assim, para um brasileiro entrar na Suíça, não precisa apresentar comprovantes de vacinação ou testes negativos.
Se o brasileiro quiser viajar da Suíça para outros países, precisa ficar atento às regras do país que vai visitar. Antes de viajar, confira as regras atualizadas no site da Embaixada Suíça no Brasil.
Viagem para a Bélgica após a pandemia
Desde o dia 23 de maio de 2022 a Bélgica abriu suas fronteiras para turistas do mundo inteiro, sem exigir vacinas.
Até esta data o país permitia apenas a entrada de pessoas vacinadas, pessoas recuperadas do covid-19 ou em casos essenciais. Assim sendo, você pode viajar para a Bélgica tranquilamente, sem necessidade de vacina, certificado de recuperação ou teste negativo.
Também deixou de ser exigido o preenchimento do Formulário de Localização de Passageiros.
Viagem para a Áustria após a pandemia
A Áustria é outro país que atualmente não exige mais a prova 3G (pessoas vacinadas, recuperadas ou testadas) para entrar no país, desde o primeiro dia agosto de 2022.
Com exceção de Viena, as máscaras FFP, anteriormente solicitadas, não são mais obrigatórias para os turistas em transportes públicos ou lojas essenciais.
A quarentena também não é mais obrigatória, desde que o turista tenha um teste covid positivo e utilize uma máscara FFP2 em ambientes públicos fechados, como spas e hospitais.
Nesse caso, a máscara não é exigida ao ar livre, desde que o turista mantenha uma distância de 2 metros das outras pessoas.
O regulamento tem validade máxima de 10 dias, período em que é coletada uma mostra que, se resultar negativa após 5 dias, cancela a quarentena.
Viagem para a Holanda após a pandemia
A Holanda está com suas fronteiras liberadas para a entrada de turistas desde 23 de março de 2022, quando deixou de exigir testes de covid-19 negativo.
Entretanto, os turistas devem estar totalmente recuperados, se tiveram a doença, e imunizados por vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agência Europeia de Medicamentos, que são: AstrasZêneca, Covaxin, Covovax, Novavax, Pfiser-BioNTech (Comirnaty produzida nos EUA), Janssem (Johnson&Johnson), Moderna (Spikevax), Serum Institute of Índia (Covishield), Sinopharm BIBP e Sinovac (Coronavac).
O comprovante de vacinação pode ser físico ou digital, desde que emitido pelo Ministério de Saúde do Brasil, em português, inglês, holandês, francês, italiano, espanhol e alemão. Antes de viajar, consulte o site do governo da Holanda para apurar os detalhes.
Viagem para a Polônia após a pandemia
Se você sempre desejou visitar a Polônia, saiba que a entrada de turistas do mundo todo já é permitida no país, sem qualquer teste de saúde ou quarentena.
Tanto o transporte público como restaurantes, bares e casas noturnas estão abertos normalmente.
Entretanto, lojas e serviços ainda adotam medidas de segurança, como distanciamento social e uso de desinfetantes para as mãos.
Mesmo assim, é recomendado o uso de máscaras faciais e o distanciamento social, independente de onde você esteja.
Viagem para a República Tcheca após a pandemia
Na República Tcheca a entrada para turistas é permitida desde 9 de abril sem restrições em relação à pandemia do covid-19.
Os brasileiros podem permanecer no país por até 90 dias, sem visto. Contudo, ao entrar em território tcheco o turista deve apresentar passaporte nacional com validade mínima de 180 dias, comprovante de alojamento, seguro viagem internacional com cobertura mínima, passagem de retorno e comprovação de fundos para estadia no cartão de débito.
Antes de viajar é importante consultar se não houve mudanças de regras pelo site do Ministério do Interior ou do site do Ministério da Saúde.
Finalizando
Diante de tantos destinos com fronteiras abertas na Europa para recebê-lo, nada melhor que focar em seu planejamento de viagens, analisar as regras adotadas por cada país preferido e unir o útil ao agradável, levando em conta as vantagens e desvantagens de cada país.
Não esqueça também de viajar conectado com um chip internacional de viagem para manter contato com toda a família durante toda a viagem.
Bora fazer as malas e fazer aquela viagem por tanto tempo reprimida à Europa?
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.