Search Engine Optimization, ou como é mais conhecido, SEO, é um conjunto de técnicas que visa colocar sites organicamente no topo dos resultados nos buscadores, em especial, do Google — o mais utilizado no Brasil atualmente e a prospecção ou compra de backlinks de qualidade e contextual para aumentar autoridade e trafego orgânico.
Essa estratégia é bastante conhecida no marketing digital por trazer resultados incomparáveis para as marcas. Esse conjunto pode ser dividido em duas áreas de ações: o SEO on page e o SEO off page.
Ambos são importantes para o posicionamento online de uma marca. No entanto, ainda gera algumas dúvidas sobre a diferença e características de cada área. SEO on page se dá por toda estratégia realizada na página da empresa.
Se quiser aprimorar os seus conhecimentos em SEO, recomendo me seguir no Google News, onde publico atualizações diárias e factuais sobre o universo das otimizações para mecanismos de pesquisa.
Ou seja, mudanças e ações no site da marca. De início, há uma análise da página e um diagnóstico do que está funcionando bem de acordo com as boas práticas de SEO e o que deve ser melhorado.
Assim, é desenvolvida uma série de ações estruturais com o objetivo de melhorar o ranqueamento da página nos buscadores, como melhorar o carregamento da página, número de plugins, design, estrutura, responsividade, otimização do conteúdo, escolha de títulos otimizados, títulos, subtítulos (H1,H2,H3…), uso de palavras-chave, title, meta description, URLs amigáveis (evitando vários números e símbolos, preferindo o assunto tratado na página), entre outras ações importantes.
SEO off page se dá pelas ações realizadas fora do site da marca. Uma boa estratégia nesse sentido faz com que os buscadores identifiquem o que as outras páginas o têm como autoridade no assunto, o que ajuda a melhorar o ranqueamento do domínio.
Basicamente, são os direcionamentos de links em outros sites para a página da marca. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, além de dar autoridade para a empresa, ainda faz com que mais pessoas a conheçam e entrem no site.
SEO off page é feito, principalmente, pela estratégia chamada de backlinks. Basicamente, a empresa produz conteúdos e envia para parceiros com alguma palavra-chave destacada com o link para sua página.
Mas, afinal, por que é importante colocar SEO em prática?
O Google tem milhões de conteúdos – sobre os mais diversos assuntos, especialidades e temas. Cada segmento conta com milhares de páginas, se pesquisar “o que é seo”, por exemplo, aparecerá centenas de sites explicando essa estratégia.
Para organizar tantos sites, o buscador criou os algoritmos (os famosos robôs do Google) para classificá-los.
Assim como toda empresa, a Google quer oferecer a melhor experiência aos seus usuários para não perder espaço para outros buscadores (Bing, Yahoo, entre outros).
Desta forma, os algoritmos são programados para identificar as melhores páginas e ranqueá-las entre as primeiras posições do resultado de pesquisa. Então, quando pesquisamos algo no Google, a primeira página contém os melhores sites sobre o assunto.
Os robôs se baseiam em alguns critérios criados pela empresa para classificar os melhores e piores conteúdos. Eles têm o objetivo de que as pessoas encontrem em suas respostas o mais rapidamente possível, em conteúdos que sejam valiosos, para que os usuários não precisem retornar à página de pesquisa em busca de outros domínios.
Alguns desses critérios: conteúdo robusto, informativo, de qualidade. Autoridade, boa user experience no site, tempo de permanência dos usuários na página, demora de carregamento, entre outros.
É neste ponto que entra o termo SEO. Como vimos, essa estratégia visa colocar todos esses critérios em prática para a empresa e agradar os robôs do Google para que sua página seja ranqueada entre as primeiras posições.
Se quer ter bons resultados, sua página precisa estar bem ranqueada
Segundo o próprio buscador, mais de 60% das pessoas clicam apenas nos 3 primeiros sites que aparecem como resultado de suas pesquisas no Google. Sendo que 28% optam apenas pelo primeiro domínio.
Portanto, nossa experiência também diz muito sobre a importância das técnicas de SEO. Quantas vezes você foi pesquisar algo no buscador e clicou na página 2 ou 3 do Google?
Entretanto, é muito difícil alguém realmente passar para os próximos resultados. Desta forma, para ter mais tráfego, cliques e conversões no site das empresas, é necessário que ele esteja entre as primeiras posições.
Contudo, com a ampla concorrência, é uma tarefa mais complexa do que parece. A importância de SEO, então, fica evidente para os resultados das marcas no ambiente digital.
SEO on page e SEO off page são estratégias extremamente vantajosas. No entanto, uma não substitui a outra. O ideal é que ambas as técnicas sejam realizadas de forma conjunta, como ações complementares.
Portanto, as chances da empresa obter sucesso na web é muito grande, se destacando entre a concorrência e tendo mais resultados positivos com seu site. Como aplicar essas estratégias? Procure uma agência de marketing digital especializada em SEO e terá boas surpresas.
Ou seja, são profissionais especializados atuando no seu site. Essas estratégias envolvem profissionais de diferentes áreas, por isso, o mais indicado é buscar por uma agência. É possível realizar tudo por conta própria, dado que é uma ação de graça, basta aplicar no seu site.
Mas, para ser positivo e não prejudicial ao domínio, é preciso de muito conhecimento teórico e prático – além de estar sempre se atualizando com as novas normas do Google.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.