ColunasWagner Santos

Marketing 360 Graus – O que é?

De acordo com o Geral Geek, para quem estuda sobre marketing, com certeza o marketing 360 graus é uma das modalidades de marketing mais famosas. 

Essa é uma modalidade de marketing que, além de ser muito famosa, acaba gerando muitas dúvidas nas pessoas que vêm estudando sobre.

Isso acontece porque essa é uma estratégia de marketing complexa e que envolve muitas variáveis. Mas, não se preocupe, neste conteúdo, vamos te mostrar exatamente o que é o marketing 360 graus e como você pode fazê-lo.

Contudo, antes da gente começar, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos próximos que também querem saber mais sobre o marketing 360 graus. 

Qual o melhor tipo de marketing? 

Primeiro, sempre que falamos sobre marketing 360 graus, vemos pessoas perguntando sobre qual o melhor tipo de marketing.

Bom, primeiro de tudo, é importante comentarmos que isso é uma grande ilusão. Não há o melhor tipo de marketing.

Para nós, o melhor tipo é aquele que funciona. Então, se você já vem aplicando alguma estratégia de marketing e obtendo bons resultados, podemos entender que esse é o melhor tipo para você. 

Como vamos mostrar mais para frente, quando falarmos sobre o marketing 360 graus, é importantíssimo que você entenda que existem certas estratégias de marketing que combinam mais ou menos com as empresas.

Então, dependendo da estrutura do seu negócio, pode ser que uma estratégia A funciona ou que a estratégia B funcione melhor.

Mas, entendendo isso, achamos importante que ainda sim você conheça mais sobre os principais canais de marketing que temos na atualidade: 

Principais canais de marketing

Para que você consiga entender como funciona o marketing 360 graus, que é algo que te mostraremos no próximo tópico, é importantíssimo que você conheça os principais canais de marketing.

Sendo assim, na nossa concepção, nos dias atuais, existem 3 principais canais:

  • Televisão;
  • Internet;
  • Jornal / Mídia Impressa;

Começando pela televisão, vemos que esse é um dos canais de marketing mais antigos que temos. Nesse caso, muita gente acha que, por ser algo mais antigo, o marketing envolvendo a televisão não funciona. Isso é um grande erro.

Se formos ver, a todo momento há propagandas passando pela televisão. Você acha mesmo que se esse canal de marketing não funcionasse grandes empresas investiriam nele? Não, né?!

Se grandes empresas investem, é claro que isso traz um certo retorno para elas. Pode ser que esse não seja um retorno tão grande quanto outros canais, mas sim, é um retorno.

No caso da Internet, vemos que a possibilidade de retorno é ainda maior, além de permitir que você consiga atingir mais pessoas de uma forma mais segmentada. 

Falando agora sobre jornais e mídias impressas, vemos que esse é um canal de marketing mais antigo ainda, mas que muitas empresas ainda adotam. O ideal é que, antes de escolher esse ou qualquer outro canal, você analise para ver se faz sentido para você. 

Afinal, o que é o marketing 360 graus?

Depois de conhecer esses três principais canais de marketing, chegamos a um ponto importantíssimo: o marketing 360 graus. 

Bom, o marketing 360 graus é uma modalidade de marketing onde você usa vários canais para conseguir atingir os seus potenciais clientes.

Nesse caso, você fará marketing por vários canais – o que faz com que você consiga atingir pessoas por diversos canais. 

Em meio a isso, é importante lhe explicarmos como fazer o 360 graus: 

Como fazer o marketing 360 graus? 

Primeiro, é importante que você entenda que esse modelo de marketing serve mais para grandes empresas, pois exige um grande capital.

Além da questão do capital, fazer 360 graus exige muito que você tenha uma equipe para gerir todos os canais – o que é algo complexo.

Sendo assim, antes de fazer este tipo de marketing, vale a pena repensar para ver se faz sentido para o seu negócio. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.