Nos dias atuais qualquer pessoa que está presente um pouco na internet já ouviu e viu falar muito sobre dados digitais, a importância, como se proteger e para que servem.
A chegada da covid 19, acelerou muito o processo de digitalização das empresas e corporações, pelos motivos errados, uma vez que antes só partia para os meios digitais as empresas que buscavam se colocar à frente dos concorrentes.
Como resultado dessa enorme aceleração rumo à digitalização, muito passou a ser dito sobre os dados, que nada mais são do que informações sobre os usuários dos serviços digitais como Google, Facebook, Youtube e Instagram.
Vendo sob esta ótica, pode parecer algo completamente bobo e simples, mas na realidade os dados representam e dizem quase tudo sobre você navegador da internet, e há empresas interessadas em pagar muito pelas informações.
O brasileiro é um dos povos que mais passa tempo na internet, graças a isso, as plataformas acumulam cada vez mais informações sobre os usuários.
Há uma frase no mundo digital que diz, que sempre que não há produto ou algo à venda, na verdade, o produto é você, é esse o modelo usado pelas maiores empresas digitais.
Um estudo provou que com apenas um dia de uso nas principais redes sociais, o Facebook vai te conhecer melhor que seus amigos, e com mais tempo ainda, ele sabe dizer mais sobre você, seus gostos, preferências e personalidade do que a pessoa com a qual você está casado.
Queira ou não queira, todas as suas informações estão espalhadas pela internet, há empresas que sabem a sua rotina, e onde mora e trabalha, outras conhecem muito bem o que você mais gosta de assistir, comer e ouvir, e algumas outras armazenam seus desejos e anseios.
Segundo Clive Humby, um cientista de dados inglês, os dados são o novo petróleo.
Porque a sua empresa necessita de dados
Como já foi dito, os dados são grandes quantidades de informações, e saber sobre o seu possível cliente é o primeiro passo para elaborar uma estratégia que seja muito efetiva e lucrativa. Há empresas especializadas em gestão de dados e informações que são uma ótima opção, como exemplo da CNPJ BIZ.
O começo de todo projeto bem-sucedido precisa conhecer o seu público e cliente alvo, agora imagine se a sua empresa puder criar uma campanha personalizada que converse diretamente com o seu cliente, de um modo que foque em solucionar as dores e problemas que eles possuem. O poder disso é imensurável, você pode gerar contato direcionado para uma específica parcela da população, gerando uma imensa taxa de conversão.
Se você ficou interessado em conseguir os dados sobre os seus possíveis clientes, veja as melhores formas:
Faça uma troca com o cliente
As informações são as mais variadas, e você pode trabalhar isso ao seu favor, um excelente modo de começar a conseguir os dados é oferecendo um conteúdo de muito valor em troca.
Elabora e-book, vídeo aulas, workshops e tutoriais, ao fazer isso, o cliente vai se sentir seguro para compartilhar com você algumas informações, como perfil do Instagram, email ou até número para contato.
Descontos por informações
Esta é uma das formas de conseguir dados mais populares, todos já nos deparamos com ela, é muito comum, pois o consumidor tende a acreditar que está saindo na vantagem, quando, na verdade o mais beneficiado é o estabelecimento. Utilizadas principalmente em estabelecimentos físicos como farmácias, mercados ou lojas.
Faça isso com cupons que deem descontos de alta qualidade, somente deste modo o cliente vai se sentir seguro em compartilhar suas informações.
Deste modo, o cliente vai se cadastrar em uma lista fornecendo, endereço, CPF, número para contato, e-mail, tudo o que desejar.
Newsletter
Mais uma vez muito popular, as newsletter são comuns em sites de notícias e informativos, são um dos meios mais básicos e simples de conseguir informações relevantes.
Funciona como uma caixa, que impede o usuário de ver o site por completo, a não ser que forneça o seu nome e e-mail.
Por mais que e-mails para contato não sejam exatamente os dados mais importantes, mesmo assim, é um modo de você conseguir se aproximar do seu cliente, uma boa estratégia de e-mail marketing gera ótimas vendas.
Eventos com cadastros
Essa é uma das opções mais efetivas, porém, vai te demandar bastante tempo e preparo.
Isso se dá, pois, para que o usuário para o seu dia para fazer o seu cadastro, vai ser necessário um bom esforço, e para convencê-lo você deve oferecer um conteúdo que seja de muita qualidade, objetivo transformador e exclusivo.
Converse por chat
O contato humano nunca deve ser menosprezado, é uma forma muito discreta, objetiva e lucrativa de se conseguir dados.
Por um chat, você deve antes de tudo saber como proceder, não se deve chegar pedindo pelas informações, um exemplo muito simples, vamos supor que o cliente está em dúvidas sobre o preço, você deve então responder imediatamente, e oferecer uma tabela de preços com descontos que será enviada por sms ou e-mail a ele.
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