ColunasWagner Santos

Qual a importância do BI no varejo? Por que adotar na sua empresa? Veja 5 motivos

Transformação digital, competitividade do mercado, novos hábitos de compra… Cada vez com mais velocidade, as inovações tecnológicas aparecem não apenas como uma possibilidade, mas uma prioridade.

É nesse sentido que podemos entender a importância do BI no varejo. Afinal, para se estabelecer nesse setor, é necessário estar constantemente atualizado sobre as principais mudanças. Mais do que isso, é fundamental ter boas informações para tomar decisões mais assertivas.

Então, é esse investimento no poder dos dados que pode fazer a diferença para se destacar da concorrência, alcançar de vez o seu público-alvo e criar relacionamentos duradouros com seus clientes.

Chegamos no momento em que o uso de soluções tecnológicas é essencial para otimizar os processos de qualquer empresa. E aquelas que são relutantes e não as utilizam podem, cada vez com mais facilidade, ser deixadas para trás.

Mas, se você está aqui hoje, é porque acredita no futuro do seu negócio, certo? Dentre inúmeras questões relevantes sobre o tema, hoje falaremos sobre o que é BI e qual a sua importância no varejo. 

Ao final, você conseguirá definir por que aplicar essa estratégia na sua organização. Vamos lá? Boa leitura!

O que é BI?

BI é a sigla para business intelligence ou, em uma tradução literal, inteligência do negócio. Basicamente, é um processo de monitoramento que ajuda os gestores a tomar decisões estratégicas. Isso é feito por meio do histórico e da análise de dados.

Então, o BI é parte do processo da transformação digital, que já está presente em muitas empresas. Com isso, há a possibilidade de que os negócios tenham mais mobilidade e agilidade na hora de resolver seus problemas.

É o que qualquer empreendedor deseja, certo? Um estudo da GS&UP destacou que as soluções de big data e analytics, que incluem o BI, terão prioridade nos investimentos das empresas. 

Aproximadamente 74% dos entrevistados afirmaram que vão priorizar o uso desse recurso. Contudo, a sua aplicabilidade ainda é de 11%, segundo a mesma pesquisa.

Isso mostra que os empreendedores já entendem a importância do BI no varejo, mas ainda são poucos que estão aproveitando os dados a seu favor. Com isso, podemos imaginar que as corporações que adotarem essa prática quanto antes, estarão à frente da concorrência.

Como veremos a seguir, o uso de ferramentas de business intelligence ajudam a definir metodologias mais assertivas, direcionando a um plano de ação que foque no desenvolvimento e crescimento da organização.

Até mesmo porque é possível aproveitar as possibilidades que os dados oferecem de forma ágil e com segurança. Mas além de auxiliar na tomada de decisão, as vantagens dessas ferramentas também são práticas e facilmente percebidas no dia a dia de todos os colaboradores.

Isso porque com o BI no varejo, você pode ter uma boa análise dos fornecedores, fazer gestão de estoque, aumentar a taxa de conversão e melhorar o relacionamento com o cliente. Tudo isso, encaminha para um único objetivo: o crescimento da rentabilidade da loja.

Qual a importância do BI no varejo? 5 razões para adotar

No varejo, temos toda uma cadeia de processos e de suprimentos que pode ser beneficiada com o uso do BI. Essas são alguns dos benefícios da inserção da ferramenta no dia a dia.

1. Planejamento estratégico

Uma das principais vantagens é a tomada de decisão baseada em dados. A ideia por trás disso é, exatamente, deixar os “achismos” de lado e guiar as decisões com base em aspectos mais claros e assertivos. 

Nesse sentido, conseguir analisar bons indicadores de desempenho é essencial. Isso ajuda tanto a entender a satisfação do cliente quanto a pensar quais estratégias desenvolver para melhorar os processos. 

2. Acompanhamento das metas

Definir metas e objetivos é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Saber medi-los, também. Exatamente por isso, além de contar com indicadores, é necessário ter uma boa análise de dados.

A ferramenta de BI consegue comparar e mostrar as informações do passado e do presente. Com esses dados, inclusive, é possível fazer estimativas para o futuro.

3. Controle de estoque

A gestão de estoque é uma das etapas mais imprescindíveis quando estamos falando sobre o setor varejista, sendo um dos pontos mais sensíveis do negócio.

Com o BI, os gestores conseguem avaliar com mais assertividade a quantidade real que precisam de cada material ou item, graças a um melhor conhecimento dos processos da operação. Além disso, pode-se observar a frequência de compra ou a necessidade de remanejar as mercadorias.

4. Relacionamento com clientes

Atualmente, já se entende a relevância do bom relacionamento com o cliente para o sucesso do negócio. A solução de BI consegue organizar os dados dos consumidores de forma mais detalhada.

Com essas informações, os empreendedores podem desenvolver uma boa gestão de relacionamento com o cliente, criando estratégias direcionadas para as necessidades reais dos consumidores.

5. Rentabilidade da loja

Por fim, mas tão importante quanto as outras razões, as ferramentas de business intelligence permitem o aumento da taxa de conversão e, consequentemente, uma maior rentabilidade para a loja.

Afinal, as soluções podem facilitar o cotidiano dos negócios, trazendo mais eficiência para as ações e planejamentos propostos. Uma vez que as decisões são tomadas com base em dados reais, as estratégias podem trazer resultados mais positivos.

Até mesmo porque o BI ajuda a integrar todo o negócio em torno de um único objetivo: tornar-se produtivo e competitivo. Com decisões mais acertadas graças à análise de dados, isso é cada vez mais viável.

Por que adotar BI no varejo?

Todo empreendedor deseja aumentar as vendas no varejo, certo? Como você pôde ver, em um mercado cada vez mais concorrido, encontrar maneiras de se destacar e evidenciar a sua marca é essencial para alcançar o sucesso.

Não à toa, as soluções tecnológicas estão se tornando cada vez mais presentes nas empresas. Um dos maiores exemplos disso é o uso da nuvem no varejo ou até mesmo do CRM.

Nesse sentido, dá para entender a importância do BI no varejo. Afinal, a partir dessa ferramenta é possível simplificar a tomada de decisões por meio de dados. 

Ou seja, quando bem aplicado, o BI proporciona a visibilidade que o segmento varejista precisa. Isso pode trazer resultados positivos não apenas para a empresa, mas também para toda a cadeia envolvida nos processos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ratinho coloca Marquito na parede e desmascara sua atitude Primeira casa impressa em 3D é entregue nos EUA Carlos Alberto revela depressão por ausência de Silvio Santos Bolsas de estudo para estudar no Canadá, China e Estados Unidos Quais foram as dezenas mais sorteadas da Mega da Virada? ITA oferece cursos gratuitos abertos à população Nasa quer avaliar como o mundo reagiria à vida alienígena 4 criptomoedas do metaverso com potencial de crescimento em 2022 Criptomoeda inspirada em Elon Musk cresce mais de 50% Cinco mil vagas para cursos gratuitos pelo MEC
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.