O ensino pelo meio virtual já era uma realidade há alguns anos atrás, mas com a chegada da pandemia se tornou algo obrigatório por conta das medidas restritivas impostas. E o aumento do uso da tecnologia para que a educação não parasse foi gigantesco, mas mesmo caminhando para o fim do vírus a utilização desses recursos ainda são muito demandadas.
Tanto professores como alunos tiveram que se adaptar a essa nova realidade, principalmente os mestres, pois o grande desafio foi e é desenvolver um ensino de qualidade à distância. Mantendo os alunos interessados na aprendizagem mesmo longe das salas de aula, com isso, o uso de ferramentas para esse fim é primordial, nesse artigo vamos te apresentar 10 que não podem faltar.
Redes sociais: Instagram, Facebook e WhatsApp
Podemos resumir essas 3 redes sociais a uma única ferramenta por elas serem bem parecidas, e já que as funcionalidades delas são de conhecimento bem amplo não precisamos detalhá-las aqui, mas sim as estratégias a serem adotadas. A divulgação talvez seja o maior recurso a ser utilizado, um exemplo é caprichar na criação de capa para destaque do Instagram, chamando a atenção dos alunos.
Slack
O Slack é basicamente uma ferramenta de comunicação onde é possível ter conversas privadas e criar vários grupos simultâneos, o que pode facilitar para o professor no momento de organizar suas turmas. Ele também oferece a possibilidade de compartilhamento de links e vídeos, sendo que o mais interessante é a simplicidade do aplicativo, facilitando o uso tanto dos professores como dos alunos.
ApowerMirror
Este programa serve para espelhamento da tela do seu celular em um notebook ou computador, pode ser bem útil já que a maioria das coisas que fazemos são no nosso celular. Desse modo, você não perderá tempo passando arquivos para o desktop, basta usar o espelhamento e ter acesso a todo o conteúdo do seu smartphone.
VistaCreate
Essa ferramenta aqui já ajuda na parte visual das aulas online, com ela é possível criar artes voltadas para chamar a atenção dos alunos para determinado tema, criar infográficos apresentando evolução de algum assunto específico. Você contará com uma enorme variedade de modelos para trabalhar como base, e a melhor vantagem é que o manuseio é super fácil e simples.
source: https://support.create.vista.com/hc/en-us/articles/360025479713-What-kind-of-designs-can-I-create-in-VistaCreate-
Kahoot
O Kahoot é uma ótima ferramenta para ser usada no ensino para alunos de todas as idades, o grande objetivo deste programa é estimular o desejo pelo aprendizado, os recursos são criação de questionários, pesquisas e incentivo a discussões para desenvolvimento pleno dos acadêmicos. Além de permitir lançamentos de pontuações e gestão de ranking entre os alunos.
Jclic
O Jclic é um programa baseado na linguagem de programação Java, com ele é possível desenvolver atividades escolares, testes, provas e materiais para estudo. Com o uso dessa ferramenta os estudos ficam mais dinâmicos, pois o professor tem a possibilidade de moldar todos esses recursos à sua vontade, especificando de acordo com a turma a ser trabalhada.
TeacherKit
A ferramenta TeacherKit é totalmente voltada para o gerenciamento de aulas, com ela você pode criar turmas, lançar presença e notas. É um grande facilitador para os professores, já que a tendência é empregar a tecnologia para evitar o uso do papel, e com esse programa o controle dos alunos fica seguro e confiável.
Edmodo
No Edmodo você terá acesso a vários recursos para usar, mais o que pode ajudar bastante com as aulas virtuais é a possibilidade de criar conteúdos didáticos e compartilhá-los com os alunos. No fim das contas, funcionará como um mini blog, mas totalmente voltado para a matéria que o professor deseja passar, além de poder emitir notificações em tempo real para manter os alunos atentos a prazos e horários.
Pacote Microsoft Office
Com o poderoso pacote office, os professores podem tirar muito proveito, através do Power Point, por exemplo, é possível criar apresentações para auxiliar na explanação das aulas. Com o Word pode ser criado questionários. Com o Excel pode ser explorado o uso de planilhas para ajudar na formulação de conteúdos de matemática, por exemplo.
source: http://innovatechcursos.com.br/a-importancia-do-pacote-office-no-mercado-de-trabalho/
Case Beta
Já essa ferramenta auxilia os professores na parte de pontuação e desempenho dos alunos. Com ela podem ser calculadas notas, médias, ser geradas porcentagens do desenvolvimento dos alunos etc. A especialidade em medir se o trabalho desenvolvido está gerando resultados, indicando até a aprovação ou necessidade de recuperação dos aprendizes.
Conclusão
O fato é que você professor tem que testar essas ferramentas e ver qual delas mais se encaixa no seu método de trabalho. Com certeza a tecnologia está aí para facilitar as nossas vidas, e a educação é a base de qualquer sociedade bem desenvolvida. Sendo assim, qualquer auxílio positivo para podermos entreter os nossos alunos e mantê-los interessados no aprendizado é bem-vindo.
A melhor escolha a se fazer é em ferramentas simples, pois você deve pensar que os alunos também acessarão essa mesma ferramenta, e nem todos contam com recursos para acessar programas mais robustos. Portanto, quanto mais puder simplificar, maior será a adesão dos alunos e aí o objetivo está a caminho de ser cumprido.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.