ColunasWagner Santos

Como escolher uma exchange de criptomoedas?

As exchanges são corretoras que conectam o usuário ao mercado cripto, pois fornecem as ferramentas para investir, comprar e vender moedas de forma mais rápida e prática. Dessa forma, as primeiras compras de criptomoedas são facilitadas, principalmente se você for iniciante nesse mercado.

Saiba como escolher uma exchange para começar no mercado.

O que é uma exchange de criptomoedas?

As exchanges são plataformas digitais em que os usuários podem realizar a compra e a venda de determinada moeda digital. São conhecidas também como “corretoras” de criptomoedas.

Diferente de uma corretora tradicional, as exchanges podem funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana, pois o mercado cripto é aberto e proporciona essa liberdade financeira. E o usuário pode negociar de qualquer parte do mundo.

A exchange é basicamente uma forma de conectar o usuário às criptomoedas de forma mais prática e simples, já que dão o acesso a elas por meio de moedas fiduciárias e facilitam a conexão entre os vendedores e compradores.

Existem também as exchanges descentralizadas (DEXs), que não são controladas por nenhuma empresa ou órgão governamental, por outro lado, existem as exchanges centralizadas, que são empresas que servem como intermediárias entre os vendedores e compradores de criptomoedas e que por sua vez, são controladas por uma empresa ou grupo de pessoas.

Como escolher uma exchange de criptomoedas? 

Antes de iniciar no mercado, é importante validar qual exchange se encaixa com o seu perfil, afinal, podemos encontrar corretoras para investidores iniciantes, intermediários e avançados, além de ter opções que possam atender as três categorias de investidores do mercado em uma única plataforma. 

Uma exchange deve atender suas necessidades, ter boas avaliações e taxas de transações acessíveis. Além de ter listado todas as criptomoedas que você pretende fazer negociação. 

Ao escolher uma exchange lembre-se de analisar alguns pontos específicos como: 

Segurança: 

A segurança é fundamental, afinal, suas criptomoedas e sua conta precisam estar protegidas. Uma exchange segura não permite que seus fundos sejam roubados ou sua conta invadida. 

Algumas formas de validar a segurança da exchange é ver o que ela pode proporcionar para isso, como autenticação de dois fatores, cadastrar e aprovar determinadas carteiras para transferência de fundos, etc.

Recuperação de fundos: 

Outra grande responsabilidade para ficar de olho ao escolher uma exchange é se a plataforma se responsabiliza a devolver seus valores, caso você perca os seus fundos por algum vazamento por parte da corretora. Veja se é possível ser reembolsado. A Binance, por exemplo, possui o fundo SAFU (Binance Secure Asset Fund of Users).

Esse fundo permite ressarcimento dos usuários caso aconteça algum imprevisto com a plataforma. 

Transparência: 

A exchange também precisa ser transparente com os usuários, assim como a tecnologia descentralizada por trás das criptomoedas. Por exemplo, em casos de instabilidade da plataforma ou necessidade de interrompimento das operações, verifique se a exchange informa previamente e se dá o respaldo necessário para os usuários que tenham dúvidas durante o processo.

Liquidez: 

A liquidez permite concluir transações com mais velocidade e facilidade, é por isso que antes de escolher uma exchange, você deve analisar esse critério.

Taxas: 

As taxas de transações, saques e vendas de criptomoedas são diferentes em cada plataforma, e antes de escolher onde comprar suas criptos, é importante avaliar quais estão tendo as menores taxas para não ficar no prejuízo. 

Reputação: 

Outro ponto para analisar é a reputação da exchange, através de sites como o Reclame Aqui ou até mesmo pelas redes sociais, o usuário consegue conferir se a plataforma é confiável para iniciar a compra de criptomoedas.

Experiência do usuário: 

Por fim, a experiência do usuário é outra parte fundamental a ser analisada, afinal, se você é novo no mercado cripto provavelmente procurará exchanges com um layout mais amigável e de fácil uso. 

Para quem é experiente, procurará uma corretora que possa atender suas necessidades com algo mais completo, como o acesso a gráficos e ferramentas de análise. Por isso, vale avaliar se a corretora terá todas as ferramentas que deseja. 

Grandes corretoras como a Binance atendem a necessidade tanto dos investidores iniciantes, quanto dos mais experientes. Disponibilizando gráficos e ferramentas avançadas para traders experientes e até mesmo a conversão automática de reais para criptomoedas, em poucos cliques.

Após a análise de todos esses dados, você pode escolher a exchange que deseja investir, realizar o cadastro e fazer alguns testes até ficar satisfeito com a desempenho.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.