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5 erros em marketing digital que se deve evitar

Num mundo cada vez mais conectado, novas plataformas, tecnologias e estratégias de marketing surgem a cada instante. Para acompanhar os avanços e se manter competitivo no mercado, o profissional de marketing precisa estar atento para não cometer alguns erros cruciais para os negócios no meio digital. 

Uma das principais armadilhas é a falta de planejamento, pois essa etapa envolve, praticamente, todas as ações importantes para que uma empresa cresça no universo virtual. Quando o profissional não se planeja, ele perde tempo, clientes e dinheiro. 

Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, realizada em conjunto por Mundo do Marketing, Resultados Digitais, Vendas B2B e Rock Content, 94% das empresas brasileiras investem em marketing digital e ações de comunicação on-line como estratégia de crescimento. 

Para quem deseja se aprofundar na área e desenvolver estratégias consistentes para os negócios, apostar em um curso de marketing digital pode ajudar. Adquirir conhecimentos básicos no assunto é fundamental para estabelecer presença forte na rede. Assim, é possível também evitar os cinco erros a seguir. 

Não conhecer a persona

Para que a comunicação de uma marca seja efetiva, é importante que ela saiba com quem está falando. Por isso, não investir na criação da persona, ou seja, na representação detalhada do cliente ideal, pode trazer prejuízos para a estratégia de uma empresa e sua presença na internet. 

Isso porque, segmentar o público de uma marca é uma das possibilidades mais vantajosas que o marketing digital oferece. Com a persona definida, é possível promover campanhas assertivas, direcionadas especificamente para potenciais clientes. 

Não dar atenção à produção de conteúdo

O trabalho do marketing digital é responsável por levar o conteúdo de uma marca ao seu público por meio de diferentes mídias, como sites, redes sociais e plataformas de vídeos. 

Assim, criar conteúdo relevante é fundamental para atrair clientes. Na mesma medida, deixá-lo de lado é um erro que pode dissipar o público. Este, em busca de informações confiáveis e atrativas, ao não encontrá-las, pode mudar de ideia. 

Por meio do marketing digital, empresas devem criar conteúdos para que eles sejam a melhor resposta ao que o consumidor procura. Vale, portanto, explorar os diferentes formatos disponíveis na rede. 

Conforme estudo feito pela Hubspot, o vídeo, por exemplo, é uma ferramenta imprescindível para envolver o público, compartilhar informações, histórias, promover produtos, serviços e despertar interesse. Durante os testes realizados, os anúncios em vídeo receberam 20% mais cliques do que as imagens. 

A pesquisa mostrou, no entanto, que imagens otimizadas, que conseguem passar a informação principal e mostrar o que o público pode ganhar com determinado produto, também tiveram resultados positivos. 

A conclusão é de que todos os formatos digitais têm potencial para alcançar bons resultados, desde que o conteúdo seja bem trabalhado e o público, segmentado. 

Investir em todos os canais

Por mais que os canais de comunicação não sejam excludentes, investir em todos os canais de comunicação ao mesmo tempo pode ser um erro. As estratégias devem ser pensadas a partir do público específico de cada marca. 

Assim, é possível descobrir qual canal tem mais chances de alcançá-lo, como redes sociais, blogs, email marketing, links patrocinados ou sites, por exemplo. 

As redes sociais são uma tendência e devem ser consideradas, caso combinem com a persona de uma empresa. Contudo, ter, também, um site otimizado para SEO, por exemplo, pode trazer credibilidade e firmeza para a presença digital de uma marca. 

O site possibilita alcançar uma parcela de público que não está nas redes sociais e impactar pessoas que estão à procura de marcas e produtos específicos. Quando otimizadas para SEO, as páginas podem alcançar posicionamentos mais satisfatórios em mecanismos de busca.  

Ignorar a jornada do consumidor

Assim como o marketing de conteúdo, a jornada do consumidor também não deve ser ignorada. Para entender melhor o porquê esse erro deve ser evitado, vale lembrar que a jornada do consumidor é composta por três etapas: conhecimento, consideração e decisão. 

No estágio do conhecimento, o consumidor toma consciência de que tem um problema e procura informações sobre como resolvê-lo. Na fase de consideração, ele já se deu conta do problema e já obteve informações para considerar qual solução seguir. 

Por fim, o momento da decisão é o instante em que o consumidor está pronto para definir o que será feito, de fato, para sanar o problema. 

Portanto, compreender a jornada do consumidor é um ponto crucial do marketing digital, pois ela possibilita o entendimento do comportamento do público e orienta ações para serem mais assertivas. 

Não mensurar resultados

Mesmo com uma boa estratégia de marketing que evite todos os erros apontados anteriormente, não mensurar resultados pode atrapalhar todo o planejamento e processo de uma empresa. 

É fundamental investir em um sistema que monitore os resultados para que seja possível identificar se a estratégia adotada pela marca funciona e traz retorno ao negócio ou se ela precisa ser revista. 

Algumas plataformas de análises de sites, como o Google Analytics, e as estatísticas disponibilizadas pelas redes sociais, auxiliam no processo de avaliação do desempenho de cada ação, servindo como orientação sobre qual caminho escolher, manter ou abandonar. 

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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