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Ecommerce: entenda o crescimento do setor no Brasil

Não é preciso de muito esforço para notar que um dos setores da economia que mais está crescendo constantemente nos últimos tempos são as lojas e comércios eletrônicos, sendo uma das poucas áreas que não mostrou nenhuma desaceleração ou redução com a chegada do coronavírus.

Muito pelo contrário, hoje em dia se mostram uma das principais e mais atrativas formas de investimento, com baixo custo, um setor subexplorado e com alta resiliência que se mostrou forte mesmo perante a maior crise sanitária da geração, que foi causada pelo coronavírus.

Mesmo que você seja uma pessoa de fora do mundo do comércio eletrônico, uma vez ou outra acabou consumindo ou comprando algo pela internet, seja nas gigantes empresas de varejo como Amazon, Magalu ou Mercado Livre ou então em métodos não convencionais como o Facebook Market Place ou IFood e aplicativos do gênero.

Mesmo comprando apenas uma vez, é claro o tamanho do conforto que as empresas oferecem ao seu cliente, você pode navegar por uma infinidade de produtos que se encaixem no que procura e escolher em segundos aquele que mais se encaixa no que você busca e com preço mais acessível.

Sendo esse um dos pilares do e commerce o conforto, rapidez e economia, sendo assim, se torna uma forte opção para pessoas que buscam empreender e gera muito valor para os clientes, com um ciclo no qual todos saem beneficiados.

Apenas com essa rápida introdução fica claro o motivo do crescimento deste setor, pois ele possui muitas vantagens e quase nenhum desafio a ser rompido, visto que, hoje em dia é possível contratar uma plataforma ecommmere que conte com todas as integrações, soluções, métodos e facilidades que uma loja virtual pode precisar para sair do papel.

Com um baixo investimento já é possível estar em todos os locais no qual pretende vender, contando com suporte de profissionais experientes deixando assim, todas as partes repetitivas e “chatas” por conta das integrações e aplicativos, enquanto você pode se voltar para fazer com que a sua empresa cresça mais e mais.

Entender os motivos por trás deste setor crescer tanto pode ser fácil ou não, basta falar que é uma novidade, uma revolução disruptiva no modelo de consumo, mas a realidade é que o que realmente explica isso são muitos fatores.

Por isso, não perca um só tópico deste artigo, para só assim entender o potencial de uma loja virtual e saiba como se posicionar para crescer cada vez mais.

Fatores externos

Falando de comércio eletrônico não podemos de forma alguma deixar de lado o momento em que vivemos, por mais que hoje estejamos em uma situação pós covid, durante os anos que se passaram o mundo foi virado de cabeça para baixo.

Do dia para noite, tivemos que mudar completamente a rotina, hábitos e formas de consumo, sendo assim, com as lojas físicas fechadas, as pessoas que precisam comprar produtos para se adaptar ao novo normal se viram obrigadas a fazê-lo por meio das empresas digitais.

Porém, uma vez que experimenta a praticidade, facilidade e economia de se comprar online é difícil retornar para os hábitos tradicionais. Com isso, a pandemia deu o empurrãozinho necessário para o e commerce e compras online virarem hábito. Prova disso é que apenas do ano de 2020 até hoje o setor mais que dobrou de tamanho.

Facilidade de abertura

O consumidor ganha com a praticidade e o empreendedor com a possibilidade de criar o seu próprio negócio investindo muito menos, uma vez que, grande parte dos gastos de se abrir uma loja ou empresa é completamente deixado de lado.

Não é necessário investir em uma vitrine chamativa em uma rua movimentada da cidade ou então gastar com estoque, funcionário e aluguel.

Basta então se posicionar corretamente nas redes sociais, plataformas de vendas e mecanismos de pesquisa, para ter um alto tráfego de clientes.

Baixo investimento em marketing

Fazer marketing atualmente é muito mais fácil, com tantas mídias sociais, aplicativos e plataformas que oferecem a possibilidade de se encontrar seus possíveis clientes, você consegue investir muito menos e ter um alto retorno.

Em redes sociais como Instagram e Facebook você pode investir por volta de R$ 30 a R$ 45 e possuir ótimos resultados, sem contar com posicionamento nos mecanismos de busca como Google e Youtube, que sempre que alguém procurar por algo do seu gênero será direcionado a você.

Escala

O baixo investimento em marketing aliado com uma capacidade de escala de outro mundo sem dúvidas são dois dos pilares que fazem com que o comércio eletrônico cresça tanto ano após ano.

Pois, você pode literalmente alcançar e conquistar um cliente que esteja do outro lado do país, ou seja, não há limites geográficos para a sua plataforma de comércio.

Podendo vender para pessoas em qualquer lugar, basta convencê-los de que você é a melhor opção.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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