ColunasWagner Santos

Cross selling e Up selling: entenda o conceito e as diferenças entre as duas estratégias

É um desafio se manter em alta num mercado cada vez mais competitivo e pensar em novas maneiras de se diferenciar da concorrência e mostrar a sua marca para alcançar – e atrair – cada vez mais clientes. Mantê-los satisfeitos e comprando com recorrência então, é ainda mais difícil.

Uma alternativa para atuar na atração e fidelização de clientes que vem se mostrando bastante eficaz é o uso do cross selling e do up selling: duas metodologias de vendas que ambicionam encantar o cliente e incentivá-lo a continuar comprando de uma marca.

Ou seja, são estratégias que melhoram a experiência do cliente e, por consequência disso, aumentam as vendas da sua empresa. Afinal, apesar de explorarem o potencial de compra do consumidor, elas são, antes de mais nada, sobre entender suas reais necessidades e ir além.

Assim, mesmo que você já conheça os conceitos de cross selling e up selling, é importante reforçar a essência das estratégias e aprender diferentes maneiras de colocá-las em prática no dia a dia. Por isso, preparamos um post completo sobre o tema, com definições sobre o que é upsell, o que significa cross selling e dicas práticas para testá-los na sua empresa. 

O que é upsell?

Up-sell é uma estratégia de vendas focada em persuadir o cliente a adquirir uma versão mais moderna do produto que originalmente eles desejavam comprar.

Ou seja, o upsell  está diretamente relacionado com um upgrade, um ganho. É quando o vendedor disponibiliza ao consumidor a possibilidade de levar para casa um produto ainda melhor, suportado por uma boa condição de compra.

Um exemplo simples e bastante comum de upsell, é quando o consumidor busca por um smartphone e o vendedor aponta um modelo mais atualizado do que o desejado pelo cliente, apontando suas vantagens e benefícios ao fazer um comparativo entre ambos.

Esse tipo de técnica é muito utilizado por organizações que visam aumentar sua receita de vendas sem necessariamente conquistar novos clientes. Afinal, a aquisição é muito mais cara do que a fidelização de pessoas que já consomem a sua marca.

Para que sua técnica upsell seja efetiva e traga resultados reais para o seu negócio, é fundamental que sua empresa:

  1. Construa um relacionamento com o cliente e conquiste sua confiança;
  2. Identifique suas reais necessidades;
  3. Recomende o produto ou serviço certo.

O que é cross selling?

O cross selling, também conhecido como processo de vendas cruzadas, refere-se à venda de produtos ou serviços complementares, que têm alguma relação entre si, baseado no interesse do consumidor ou na compra de um determinado produto.

Aqui, é importante ressaltar que mais do que um estímulo para o aumento do consumo e de vendas adicionais, o cross selling é também uma estratégia de vendas que, quando bem planejada, pode proporcionar ao cliente melhores experiências.

Para ficar mais claro o que é cross selling, visualize o seguinte cenário: uma marca cria uma oferta de capinha e película para o cliente que compra um smartphone. Deu para entender 

melhor, né?

Na hora de planejar o seu cross sell, é importante considerar algumas etapas fundamentais:

  1. Avalie quais produtos e serviços relacionados são adequados para a venda cruzada;
  2. Identifique os clientes adequados para o cross-sell;
  3. Entenda a jornada do cliente para acertar a oferta de cross-sell.

Por que investir em estratégias de cross sell e up sell? 

Atrair novos clientes é um processo trabalhoso: atender as demandas de todas as etapas do funil de vendas, fazer com que o lead conheça a sua marca e confie nela, convencê-lo a efetuar uma compra, etc.

Por isso, é fundamental saber como aproveitar o melhor de cada cliente, sempre proporcionando o que é melhor para ele também! Assim, todo mundo sai ganhando.

Ao colocar o cliente no centro de suas estratégias de vendas, ele ficará mais satisfeito e se sentirá mais seguro em relação a sua marca. Isso aumenta a probabilidade do cliente fazer uma nova compra e, consequentemente, aumentar seu ticket médio. 

Por isso, upsell e cross sell não só podem, como devem, ser aplicadas durante os processos de vendas e pós-venda. Afinal, fazer uma nova venda para alguém que já é seu cliente é mais rápido e mais barato do que vender para um usuário novo, que nunca realizou nenhuma compra com a sua empresa.

Confira alguns dados:

  • A probabilidade de vender para um lead novo é 5-20% contra 60-70% de chances de realizar uma nova venda para um consumidor que já efetuou compras.

Por isso, é tão relevante para as empresas, seja de qual for o segmento, entender o que é upsell e cross sell. Essas estratégias são maneiras de aproveitar ao máximo cada cliente para aumentar o faturamento do seu negócio sem precisar aumentar também o investimento. 

Com essas estratégias é possível construir um relacionamento mais profundo com seus clientes e, consequentemente, obter melhores resultados.

É possível utilizar o CRM na estratégia de up-sell e cross-sell?

E a resposta é: sim, claro que é possível!

Para ficar ainda mais claro basta compreender que todo o conceito de up selling é construído em cima de relacionamentos crescentes com os clientes existentes. Afinal, os clientes ideais são aqueles mais envolvidos com seus produtos e serviços;

E é aí que entra o CRM, ele te auxilia no acompanhamento dos clientes e na avaliação de suas atuais necessidades.

Da mesma forma, para que o cross-selling seja realmente efetivo, é fundamental analisar os dados e métricas dos clientes que já efetuaram vendas cruzadas anteriormente e poder analisar quais produtos e serviços funcionam juntos. O CRM também te ajuda com esses relatórios de dados.

Na hora de avaliar, nunca deixe de questionar:

  • O que os consumidores geralmente compram como complementos de suas compras?
  • Quais produtos são comprados juntos normalmente?
  • Quais produtos fizeram parte de campanhas de vendas cruzadas bem sucedidas anteriormente?

Possuir dados sólidos na hora de aplicar o cross sell  faz toda a diferença. Um histórico de interações de compra e informações dos clientes é a melhor base para isso e são muito mais eficazes quando seu negócio possui uma solução de CRM.

Para saber mais sobre como um CRM é capaz de ajudá-lo na implementação de estratégias up sell e cross sell na sua operação comercial, conheça o Zendesk Sell, o CRM de vendas que permite que você maximize sua produtividade.Cross selling e Up selling: entenda a diferença

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno Rotinas Perigosas: O que Você Não Percebe Como Escolher Óleos Vegetais Saudáveis Castanha de Caju: A Aliada do Bem-Estar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.