Toda pessoa que possui um negócio ou está prestes a abrir um, precisa saber que um dos pontos chave para ter sucesso é possuir uma lista de fornecedores organizada e atualizada. Afinal de contas, eles serão os responsáveis por garantirem os produtos ou as matérias primas da sua empresa.
No entanto, é muito comum que os empresários e gestores esqueçam da importância desta lista, a qual é mais simples de ser feita do que parece, e foquem em outras coisas que, talvez, não sejam tão importantes ou essenciais para o bom funcionamento do negócio quanto essa lista é.
E para torná-la ainda mais fácil de ser feita, como também facilitar a sua organização, fazer uma lista de fornecedores excel pode ser de grande ajuda, principalmente se você nunca preparou e organizou uma lista como essa antes.
Então, a fim de te ajudar a entender a importância que essa lista tem, e também de te ajudar a elaborar a sua própria, bem como deixá-la sempre organizada, preparamos este artigo onde abordaremos todos estes assuntos. Então continue lendo e confira tudo que precisa saber sobre isso.
Por que é importante ter uma lista de fornecedores organizada?
Uma lista de fornecedores bem organizada e atualizada é essencial para que você consiga analisar e monitorar melhor o seu relacionamento com os fornecedores. Com uma lista dessa você consegue ver com quais fornecedores têm uma parceria de sucesso, quais parcerias precisam ser revistas e quais já não valem mais a pena.
E que lugar para criar e organizar uma lista dessa se não no Excel? Ele é um editor de planilhas completo, o qual conta com todas as ferramentas e recursos que você precisa para fazer uma boa lista, e para mantê-la sempre organizada e atualizada. Afinal, com as fórmulas do Excel fica bem simples fazer atualizações quando necessário.
Com essa lista de fornecedores no Excel você também consegue ver quais produtos são mais vantajosos em determinado fornecedor, e quais devem ser adquiridos através de outros fornecedores, te ajudando assim, a economizar.
Como foi possível observar, fazer uma lista de fornecedores no Excel possui vários benefícios, o que indica que, se você ainda não tem uma, chegou a hora de providenciar a sua, e nós vamos explicar exatamente o que você precisa fazer.
5 dicas que vão te ajudar a organizar sua lista de fornecedores no Excel
Agora que você já sabe porque é importante fazer uma lista de fornecedores no Excel e mantê-la organizada, veja algumas dicas que são essenciais para fazer isso da melhor maneira possível.
Separe as possíveis parcerias
Se você ainda não possui fornecedores, ou se a sua lista era muito ampla, chegou a hora de filtrar e separar apenas as possíveis parcerias, ou aquelas que são as mais vantajosas e lucrativas. Para isso, você precisa selecionar os interesses do seu fornecedor, ou seja, aqueles que possuem interesses semelhantes ao da sua empresa.
Conheça bem o seu serviço ou produto
O próximo passo que você deve dar é conhecer bem a sua marca, seu produto ou serviço que que oferece, para que seja possível encontrar os fornecedores corretos que possam atender a todas as necessidades do seu negócio.
Tomar ciência dos pontos fortes do seu negócio e dos serviços ou produtos que você oferece é uma boa forma de fazer isso, bem como tomar ciência de todos os pontos fracos. Somente com essa análise você conseguirá se apresentar de forma correta para os fornecedores compatíveis com a sua empresa.
Faça uma boa análise de mercado
Também é importante que você pesquise detalhes sobre os fornecedores e coloque todos eles na sua lista do Excel. Preços de produtos, constância de promoções, tempo de entrega e valor do frete, material do produto e muitos outros pontos como estes devem ser analisados e colocados em sua lista. Dessa forma ficará mais fácil definir qual fornecedor é melhor para qual produto.
Também é importante fazer uma análise da concorrência
Analisar a sua concorrência também é importante para deixar sua lista de fornecedores organizada. Isso porque é preciso fazer parcerias e manter fornecedores que estejam dispostos a te ajudar a superar seus concorrentes.
Para isso, considere que os fornecedores com melhor custo benefício e menor prazo de entrega, na grande maioria das vezes, são suas melhores opções. Então, coloque-os no topo da sua lista.
Negocie com os fornecedores
Por último, mas não menos importante, inicie as negociações com seus possíveis fornecedores e veja quais deles se encaixam totalmente às suas necessidades. Durante este processo, vá excluindo da lista aqueles que não deram certo e deixe em uma aba do Excel separada aqueles que podem firmar alguma parceria no futuro.
Feito tudo isso, basta que você vá atualizando sua lista de fornecedores conforme as mudanças de valores, encerramentos de parcerias e chegada de fornecedores novos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.