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Como o marketing digital beneficia diversas frentes do seu negócio?

O marketing é uma das áreas mais importantes para o sucesso de uma empresa, pois trabalha não apenas com a divulgação de serviços e produtos, mas também com a construção da credibilidade da marca. 

Com o crescimento do mercado digital, a internet é hoje um dos lugares mais importantes para elaborar estratégias de marketing, considerando redes sociais, ferramentas de SEO e tráfego orgânico e pago. 

Ter uma estratégia de marketing digital bem construída traz inúmeros benefícios para a empresa. Entenda mais sobre isso e conheça a importância!

Marketing para empresas: um miniguia

O setor de marketing de uma empresa é capaz de movimentar tudo dentro dela e vai muito além da simples divulgação. Também trabalha com construção de comunidades, construção de imagem de marca, branding, reconhecimento e reputação e até atendimento ao cliente, em alguns casos. 

Para tudo isso, podemos dizer que existe uma abordagem integrada entre dois tipos de marketing: o orgânico e o pago. 

Marketing orgânico

O marketing orgânico é aquele que busca ter resultados com estratégias sem investimentos em alcance. Ou seja, o conteúdo do marketing, por si só, consegue atrair mais pessoas para perto da marca. 

A maioria das estratégias de marketing orgânico levando em consideração o SEO e o marketing de conteúdo, não envolvem custos diretos e podem fornecer resultados significativos a longo prazo. Um exemplo é quando uma marca consegue viralizar um conteúdo nas redes sociais. 

Marketing pago

O marketing pago é aquele que envolve o investimento financeiro para promover a marca e a empresa. Essas ações geralmente envolvem anúncios em redes sociais, Google Ads, e-mail marketing, entre outros.

Ou seja, além de ter um alcance maior, as campanhas são entregues para o público com maior potencial de interesse. Por isso, as campanhas de tráfego pago geralmente trazem resultados mais rápidos, sendo indicados, principalmente, para ações pontuais, como ofertas, promoções, entre outros. 

6 benefícios de ter estratégias de marketing em sua empresa

Confira os benefícios de investir em marketing digital em sua empresa.

Aumentar a visibilidade da marca

Com as estratégias de marketing digital, uma empresa pode aumentar sua presença online e atrair mais clientes em potencial. Isso pode ser feito por meio de estratégias como SEO, anúncios pagos, marketing de conteúdo e redes sociais. 

Como vimos, o indicado é ter uma estratégia híbrida, que considere tanto o tráfego orgânico quanto o pago. 

Segmentar o público-alvo

A segmentação do público alvo é um dos principais benefícios do marketing digital. Mesmo no tráfego orgânico, as empresas conseguem atingir mais pessoas com potencial de interesse do que em mídias tradicionais, como TV. 

Porém, tudo depende do serviço ou do produto que a empresa oferece e qual tipo de cliente deseja ter. 

Melhorar o relacionamento com o cliente

O marketing digital também permite que as empresas se comuniquem de forma mais eficaz com seus clientes, por meio de redes sociais, e-mails, chatbots e outras formas de comunicação online, que é mais próxima do que a offline.

Isso pode melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a fidelidade à marca. Inclusive, estratégias de comunidade, que aproximam ainda mais o cliente, são muito comuns no marketing digital. 

Analisar e mensurar resultados

Por causa das ferramentas oferecidas em serviços de marketing digital e redes sociais, é possível ter uma mensuração muito melhor do público para criar campanhas futuras muito mais específicas e com maior retorno. 

A segmentação das campanhas é um dos pontos-chave do marketing digital e, para isso, existem profissionais focados apenas em análises e testes de público. 

Reduzir os custos de marketing

O marketing digital pode ser mais econômico do que outras formas de marketing, como anúncios em mídias tradicionais, por exemplo, pois também pode trazer retornos maiores.

Com isso, as empresas conseguem alcançar resultados melhores mesmo com investimento mais baixo, o que é ideal para pequenas e médias empresas. 

Aumentar as vendas

De maneira geral, o objetivo do marketing digital é aumentar as vendas da empresa, certo? Afinal, ao aumentar a visibilidade da marca, as empresas podem aumentar suas chances de converter clientes em vendas.

Por isso, o maior foco do marketing é conseguir transformar o investimento em retorno financeiro e, no meio digital, essas possibilidades aumentam. 

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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