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Como criar uma campanha de marketing eficiente para uma empresa local?

Como criar uma campanha de marketing eficiente para uma empresa local? Essa pergunta pode parecer um tabu para muitos empreendedores. Todavia, é fundamental que as empresas locais reconheçam a importância do marketing em suas estratégias de vendas.

Já que, é o marketing bem aplicado que aumenta a visibilidade da empresa, o diferencia dos concorrentes e ajuda na construção de relacionamento com os clientes locais sempre de forma personalizada. 

Por esta razão, hoje vamos te ensinar como criar uma campanha de marketing para sua empresa local, que seja eficiente e traga resultados significativos para o negócio. Então, vamos lá conferir as dicas que preparamos para você?

Conheça o seu público-alvo

Um dos primeiros passos para que você possa criar uma campanha de marketing eficiente para sua empresa local, é conhecer o público-alvo do seu negócio. Este é sem dúvida um passo fundamental!

Afinal, é por meio desse conhecimento que você poderá adaptar a mensagem e as estratégias de marketing de forma que corresponda às preferências, necessidades e comportamentos do seu público-alvo. 

Quando a empresa entende quem realmente ela deseja alcançar, é muito mais fácil definir quais canais de marketing ela irá utilizar, o tipo de conteúdo mais adequado e até mesmo o tom da voz. Logo, o resultado é uma campanha de marketing, muito mais personalizada e com maiores chances de ser bem aceita pelo seu público em questão. 

Outra vantagem de conhecer o público-alvo é identificar oportunidades. Isso mesmo! Por meio de análises do público-alvo é possível desenvolver produtos ou serviços que atendam às necessidades e desejos do seu público. Isso pode ser feito por meio de feedback, análise de dados, pesquisa de mercado, que falaremos a seguir, dentre outras ferramentas. 

Pesquisas de mercado

Como já foi explicado anteriormente, conhecer o público-alvo é o passo essencial para o sucesso na campanha de marketing. E para entender o público-alvo alvo da sua empresa local você deve seguir alguns passos.

O primeiro deles é definir de forma clara quem você deseja alcançar. Para isso você deve determinar os seguintes fatores: demográficos, como idade, sexo, renda, localização geográfica, interesses e necessidades.

Para entender de maneira mais plena o comportamento do público que deseja alcançar,  você deve investir em pesquisa de mercado.  A saber, você pode realizá-las de forma online, grupos focais, entrevistas pessoais, dentre outras formas de coleta de dados.

Outra fonte de informação muito rica, é que vai te ajudar, e muito, na sua campanha de marketing são as redes sociais. Logo, você pode monitorar  atividades nestas para entender melhor o comportamento do seu público-alvo.

Junto a isso, é importante contar com profissionais de pesquisa de mercado ou especialistas na área do marketing. Já que estes profissionais são mais aguçados, quando o assunto é entender o público-alvo é criar campanhas eficientes. Além do mais, acompanhe sempre as tendências do mercado, okay?

Enfim, ao investir em pesquisa de mercado é possível obter insights precisos sobre as necessidades, comportamentos e motivação do público que deseja impactar com sua marca. Assim, fica muito mais fácil e dinâmico criar campanhas de marketing direcionada a esse público 

Análise de concorrência

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Assim como conhecer o público-alvo, conhecer bem a concorrência é fundamental para o sucesso de qualquer empresa local. Afinal, é por meio da análise da concorrência que temos uma visão privilegiada do cenário do mercado em que nosso negócio está inserido, junto com as oportunidades e ameaças que o rodeiam.

Por meio desta a análise, o empreendedor consegue identificar o que está funcionando para os concorrentes e aplicar as melhores práticas em seu próprio negócio, todavia, sempre diferenciando sua estratégia da dos concorrentes. 

Suponhamos que você seja proprietário de uma desentupidora na zona oeste de São Paulo e deseja encontrar novas oportunidades para expandir sua cartela de serviços. Para isso, você pode realizar uma análise da concorrência e identificar nichos de mercado e segmentos de clientes que oferecem grandes oportunidades de crescimento. 

Você também pode realizar a análise da concorrência para descobrir os pontos fracos desta e assim, usar estas informações para oferecer um produto ou serviço melhor, com melhor atendimento e exclusivo.

Mais lembre-se, sua empresa pode aproveitar essa análise para aprender com a concorrência. Pois é, os concorrentes podem ser ótimos “professores”, visto que você pode aprender sobre a forma de abordagem do público-alvo, posicionamento da marca, uso de canais de marketing, dentre outros pontos importantes. 

Defina seus objetivos e metas

Definir objetivos e metas nas campanhas de marketing é importante porque ajuda a manter o foco no que é mais importante da campanha. Logo,  ter essas definições claras, te ajudará a evitar as distrações e o desperdício de recursos.

Definir metas e objetivos, também serve como norte para te orientar na escolha das táticas de marketing mais adequadas para alcançar os objetivos e metas traçadas. Além disso,  fazer essas definições te ajudará, posteriormente, na avaliação do sucesso da campanha. 

Metas SMART 

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Metas SMART é uma técnica que ajuda a deixar as metas mais claras e objetivas, como resultado, contribui para o aumento de probabilidade de tais metas serem alcançadas com sucesso.  A saber, é uma sigla que refere-se a: específica, mensurável, atingivel, relevante e com prazo definido. 

Esses são os 5 pilares para definição de metas claras. Em outras palavras, ao elaborar suas metas SMART, você deve priorizar metas específicas. Por exemplo, ao estabelecer uma meta geral, como “aumentar as vendas”, defina uma meta específica, como “aumentar as vendas em 30% nos próximos três meses”.

Crie metas mensuráveis, somente assim é possível avaliar o processo das metas e objetivos estabelecidos. Como assim? Um exemplo prático é que em vez de estabelecer uma meta vaga como “aumentar o tráfego no site”, defina uma meta mensurável, como “aumentar o tráfego no site em 50% até o final do ano”.

Outro cuidado ao criar metas e objetivos é que estas sejam atingíveis.  Pois é, no momento de defini-las é necessário ter o pé no chão, afinal, não adotará de nada traçar metas impossíveis de serem alcançadas, não é mesmo? Um exemplo é definir que em um mês você aumentará as vendas em 100%. Será que essa meta é realmente atingível?

Metas relevantes e com prazo

Para traçar metas SMART para sua campanha de marketing é necessário definir metas relevantes. Logo, estas devem condizer com os objetivos gerais da empresa. Por exemplo, estabelecer uma meta de aumentar o número de seguidores nas redes sociais pode não ser relevante se o objetivo geral da campanha é aumentar as vendas.

E por último,  mas não menos importante, crie metas com prazos objetivos. Isso mesmo! É importante ter o prazo de alcance da meta definido, para que assim você possa acompanhar seu respectivo progresso.  A exemplo temos: definir uma meta de aumentar as vendas em 20% nos próximos três meses.

Escolha os canais de marketing certos

Existem inúmeros canais de marketing que podem ser utilizados nas campanhas da sua empresa local. Contudo, antes de sair atirando para todo lado é importante identificar quais canais são mais relevantes para seu público-alvo e que melhor contribuíram para atingir os objetivos da sua empresa. 

Logo, você deve se apropriar das informações adquiridas pelos meios já ensinados até aqui. Agora vamos te apresentar os principais canais de marketing, para que você identifique aquele que melhor atingirá seu público-alvo. 

O primeiro deles é as redes sociais, por meio delas você consegue alcançar um público amplo e segmentado. Por meio delas você pode manter seu cliente informado sobre seus produtos ou serviços, promover promoções e eventos, e criar uma comunidade online em torno de sua marca.

Em segundo lugar temos os anúncios-online, estes permitem que você crie anúncios segmentados por região geográfica. Assim, anúncios do Google AdWords ou Facebook Ads podem te ajudar a promover produtos/serviços, gerar tráfego para o site e promover a marca.

O e-mail marketing, também não fica de fora. Pois é, o e-mail, ainda é um canal muito eficiente para alcançar aqueles clientes existentes e potência. Use-o para passar informações sobre novos produtos, eventos, notícias relevantes e campanhas de assessoria de imprensa.

Você como empresa local deve investir em marketing direto, como o envio de mala direta e o telemarketing, é uma maneira de alcançar os clientes diretamente, sem depender da mídia tradicional. Embora menos utilizado atualmente, o marketing direto ainda pode ser uma opção para empresas locais.

Eventos locais servem como canal de marketing

Temos também, como canal de marketing eventos locais. Isso mesmo! Participar de eventos na sua região, como eventos esportivos, feiras, etc é uma ótima forma de se conectar com a comunidade local e divulgar seus serviços e produtos. 

Vale ressaltar que quando o canal escolhido é  online, é importante usar estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Já que é essa estratégia que ajuda empresas locais a se posicionar de forma orgânica e paga seus sites em resultados de pesquisas como o Google. 

Como escolher os canais certos com base em seu público-alvo, objetivos de marketing e orçamento.

Bom, acredito que agora você deve estar se perguntando: Afinal, como definir os canais certos para investir? Mas, calma que esta escolha não é um bicho de sete cabeças. Logo, com o que já foi explanado até aqui, já é possível decidir em quais canais de marketing investir. Para ficar mais claro segue algumas dicas.

  1. Defina quem são seu público-alvo alvo e quais seus interesses;
  2. Defina de forma clara quais os objetivos de marketing da sua empresa;
  3. Saiba quais os recursos disponíveis sua empresa tem para investir na campanha;
  4. Escolha o canal com base no seu público-alvo, objetivos e orçamento;
  5. Realize testes e fique com a opção que oferecer melhores resultados. 

Acompanhe e avalie os resultados

Após a criação da campanha de marketing para sua empresa local, o próximo passo é acompanhar de pertinho os resultados para realizar as avaliações. Esta é, sem dúvida, uma etapa de suma importância da campanha. Visto que, é por meio dela que você poderá ver o que está ou não funcionando. 

A avaliação é importante para medir o ROI (retorno sobre investimento) das suas atividades de marketing. Assim, você conseguirá identificar quais os canais que estão gerando maior retorno aos seus investimentos. 

Dessa forma, o acompanhamento e avaliação da campanha permite que você tome decisões baseadas em dados e identifique oportunidades de melhorias para ajustar sua estratégia e como consequência obter melhores resultados. 

Enfim, acompanhar e avaliar os resultados da campanha de marketing é uma parte crucial do processo de marketing. Isso permite que você tome decisões informadas com base em dados objetivos e ajuste sua estratégia para obter os melhores resultados possíveis.

Como usar esses dados para otimizar a campanha de marketing em tempo real?

O uso de dados para otimizar a campanha de marketing em tempo real é uma prática que vem sendo cada dia mais comum nas empresas, já que ela permite a otimização da campanha para obter os melhores resultados possíveis.

Para fazer isso é necessário, em primeiro lugar, manter um monitoramento em tempo real das métricas relevantes como as taxas de cliques, as taxas de conversão, o tráfego do site e as taxas de rejeição. Isso permite que você identifique rapidamente as áreas problemáticas e faça ajustes em tempo real.

Use ferramentas que permitam a análise em tempo real, um exemplo é o Google Analytics e o Hotjar. Ferramentas assim fornecem informações com ricos detalhes sobre o desempenho dos seus canais de marketing e sites. 

Invista em testes A/B, com estes você pode realizar testes em tempo real de diferentes elementos da sua campanha de marketing. Logo, com estes testes em tempo real você pode determinar de forma rápida o funcionamento da sua campanha. 

Enfim, com base em dados em tempo real você consegue fazer os ajustes necessários na sua estratégia de marketing, adequando-a de maneira melhor às necessidades do seu público-alvo. 

Então, viu só como criar uma campanha de marketing eficiente para uma empresa local pode gerar ótimos resultados para o negócio? Se você gostou dessa matéria compartilhe com seus amigos e não esqueça de nos acompanhar para mais conteúdos como este.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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