Quando se trata da divulgação em redes sociais, uma dúvida recorrente entre donos de negócios das mais diversas áreas é: como aumentar clientes no Instagram?
As redes sociais transformaram a forma com que divulgamos nosso trabalho e, com isso, o Instagram tornou-se uma possibilidade para divulgar e atrair mais clientes.
A plataforma permitiu que qualquer profissional, desde lojistas até médicos, possuísse sua própria vitrine para oferecer seus serviços ou produtos, dando visibilidade às mais diversas áreas de atuação.
Um dos pontos mais importantes para se prestar atenção na hora de atrair mais clientes no Instagram é o tipo de tráfego (visitas e visualizações recebidas em suas páginas), isto é, de que maneira o seu serviço ou produto chegará às pessoas.
Entenderemos melhor como isso funciona na prática, com as explicações abaixo.
Tráfego Orgânico e Tráfego Pago
Para conseguir mais clientes no Instagram, é necessário um melhor entendimento de quais caminhos isso acontece, ou seja, quais são as principais diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago.
Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico ou crescimento orgânico, é gerado a partir do feed (posts e reels) e dos stories, sem a criação de anúncios ou impulsionamento de publicações. Isso faz com que o engajamento de sua conta no Instagram aumente através da interação de seguidores e do público, o que ajuda muito na hora de gerar tráfego.
Este engajamento se dá a partir de:
- curtidas;
- comentários;
- salvamento de posts;
- compartilhamento de posts;
- envio de mensagens através do direct;
- visualização de Reels/IGTV/vídeos;
- interação com os stories.
Tráfego Pago
O tráfego pago, conhecido também como crescimento inorgânico, é gerado a partir dos anúncios publicitários e impulsionamento de publicações. Ao optar pelo tráfego pago, o investimento é feito em dinheiro, como o próprio nome diz.
Existem vários tipos de plataformas que oferecem esse tipo de serviço, como por exemplo, o Google Ads e o próprio Instagram Ads.
A diferença entre os anúncios pelo Google e pelas redes sociais está, principalmente, no formato em que o anúncio chegará ao público.
Pelo Google Ads, o anúncio será divulgado quando houver alguma busca de palavras chave em relação ao seu produto ou serviço. Já pelas redes sociais, como por exemplo Instagram Ads e Facebook Ads, o anúncio será feito dentro das próprias plataformas, com o formato de impulsionamento de post ou anúncios diretos.
Uma dica, para que você tenha melhores resultados, é buscar por uma agência especializada em Tráfego Pago, dessa forma o seu investimento será maximizado através de estratégias consistentes.
Como atrair clientes no Instagram com o tráfego orgânico
Agora que você já entendeu as principais diferenças entre os dois tipos de tráfego, segue abaixo algumas dicas de como aumentar clientes no Instagram através do tráfego orgânico.
Ter uma marca pessoal
Criar e consolidar uma marca pessoal é muito importante para que seu perfil no Instagram tenha credibilidade.
Ter uma marca pessoal não está relacionado diretamente com ter ou desenvolver algum produto. Você pode ser o seu próprio produto e para que isso tenha maior engajamento, é necessário que o produto ou você seja autêntico, além de algum diferencial em relação aos seus concorrentes.
Uma dica importante é você propor uma resolução única de marca, isto é, mostrar que o seu produto / serviço é capaz de solucionar um problema específico e facilitar a vida de alguém. Além disso, ter um posicionamento claro de ideias e valores traz mais autenticidade ao seu perfil.
Entenda qual seu público-alvo/persona
Saber com quem você está falando na hora de divulgar o seu produto ou serviço é um dos principais fatores para conseguir mais clientes no Instagram.
Por ser uma plataforma onde é possível segmentar bem o público-alvo, definir a persona faz com que o engajamento seja direcionado exatamente para quem você deseja atingir ter como cliente.
Tenha um destaque com o feedback de clientes
Os depoimentos e relatos dos seus clientes são muito importantes para atrair novos clientes.
Dessa forma, pessoas que se interessam por seu produto ou serviço, mas por algum motivo ainda não foram convencidas, podem ter acesso a mais essa ferramenta de prova social. Ou seja, a certeza de que estarão fazendo um bom negócio, uma vez que o feedback de pessoas que já são clientes no Instagram, compravam isso.
Interaja com seu público
Interagir com seu público através do stories, lives e respondendo aos comentários é uma boa forma de criar vínculo com seus seguidores, tornando você e seu produto ou serviço, acessíveis.
Uma boa forma de interagir e divulgar seu produto é através dos stories, mostrando o dia-a-dia, seja ele um lifestyle ou os bastidores do seu dia-a-dia ou da criação de seu produto.
Atraindo mais clientes no Instagram com o tráfego pago
O tráfego pago possibilita que mais pessoas visitem sua página no Instagram de forma muito mais imediata, dando certeza de que seu produto/serviço será entregue ao público.
Ao escolher o tráfego pago, é preciso fazer um investimento em dinheiro. Assim como no orgânico, será necessário estudar e se dedicar em elaborar estratégias eficientes para alcançar potenciais clientes.
Além disso, o tráfego pago permitirá que você tenha acesso a mais ferramentas e dados analíticos sobre o seu perfil, desempenho dos anúncios, detalhes sobre seu público, entre outros.
Através do Instagram Ads, você poderá impulsionar suas publicações e fazer campanha de anúncios, e obter mais acessos ao seu perfil, aumentando suas chances de conseguir mais clientes.
Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago: qual escolher?
Tanto o tráfego orgânico quanto o tráfego pago possuem suas vantagens e desvantagens. Para obter resultados consistentes e duradouros, é recomendável que se utilize um pouco de ambos.
Para atrair clientes no Instagram, é importante ressaltar que a constância na hora de se dedicar a construção do seu perfil é muito importante, sempre mantendo um padrão visual e de comunicação e repetindo-o diversas vezes, mas de maneiras diferentes.
E assim chegamos ao final deste artigo. E se você gostou deste conteúdo sobre como aumentar clientes no Instagram, compartilhe agora mesmo!
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