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Como aumentar a performance na Vtex?

O mundo digital se consolidou, ainda mais, durante a pandemia, trazendo inovação de uma vez por todas.

As lojas precisam cada vez mais de portais online onde os clientes possam fazer compras sem sair de casa, levando as empresas a encontrar novas formas de se comunicar com eles.

A ascensão do e-commerce trouxe consigo a necessidade de desenvolver novas estratégias, novos mecanismos e novos relacionamentos com os clientes.

Mas talvez o fator mais importante seja entender como funciona a transferência de informações no mundo virtual, de acordo com os algoritmos de cada plataforma que usamos regularmente.

VTEX IO

A plataforma VETX IO é extremamente flexível, eficiente e versátil, oferecendo aos seus usuários uma variedade de recursos.

Obviamente, essa variedade de opções e recursos, geralmente, é ótima para SEO, fornecendo otimização de site poderosa para lojistas que nem sempre se especializam nessa área.

O VTEX IO é, na verdade, uma plataforma low-code, o que significa que muito pouca programação é necessária para usá-lo.

É exatamente por isso que essa ferramenta é tão útil para comerciantes que não são proficientes na programação, na maioria das vezes, mas têm uma forte necessidade de ter sua própria página.

Apesar de todos esses recursos, isso por si só não é suficiente para fazer um bom site, é necessário se familiarizar com ele e entender o que você pretende fazer para criar um bom projeto.

Caso contrário, os usuários não saberão quais otimizações são mais necessárias para garantir uma experiência mais útil para os clientes.

Como melhorar a performance de SEO no VTEX IO

No mundo do e-commerce, ter bons seguidores nas páginas de busca significa enormes ganhos em visibilidade, vendas e lucros.

Diante disso, confira algumas dicas para melhorar o desempenho do VTEX IO no SEO:

Organize bem as informações do seu site

Este campo de pesquisa sobre como distribuir e organizar esse conteúdo é chamado de Arquitetura da Informação, muitas vezes abreviado como AI.

Nele, estuda-se a melhor forma de estruturar um site para garantir uma experiência tranquila, agradável e funcional aos usuários.

A organização desempenhou um papel fundamental em nos prevenir daqueles momentos horríveis em que simplesmente não conseguimos encontrar nada do que procuramos no site e simplesmente não sabemos onde procurar.

Podemos pensar nisso como o equivalente virtual da organização de lojas e marketplaces e, mesmo entrando neles pela primeira vez, podemos encontrar a maior parte do que procuramos.

Isso se deve a uma clara separação de seções e categorias para manter os produtos mais relevantes juntos.

Isso também é necessário no mundo virtual e essa organização pode ter um grande impacto na experiência do usuário.

Uma dica interessante é considerar a estrutura família/departamento/categoria/subcategoria, que pode servir de base para você modelar a organização da sua plataforma.

Faça uso de URLs amigáveis

Este tópico pode não parecer tão relevante, mas a verdade é que ter uma URL mais amigável faz uma grande diferença. Primeiro, vamos especificar do que estamos falando quando dizemos se uma URL é amigável ou não.

Um URL amigável é aquele em que todas as informações podem ser facilmente lidas e compreendidas, ao contrário de URLs que possuem números ou códigos que acabam poluindo e complicando o entendimento.

Nesse caso, a primeira URL transmite mais credibilidade do que ajudar o cliente a entender o que ele vai encontrar ali. Ao contrário de outros tipos, os clientes, em potencial, costumam ser céticos em relação aos sites e desconfortáveis ​​com a falta de transparência.

Felizmente, o VTEX IO nos ajuda a otimizar nosso site gerando automaticamente URLs amigáveis ​​com base nas informações que preenchemos no tópico anterior.

A única exceção são as URLs de produtos, que precisam ser geradas manualmente.

Como gerar uma URL amigável para o produto

Para gerar uma URL, você deve, primeiro, ir ao Catálogo e clicar em Campos de Registro na seção SKUs do Produto. Depois disso, basta preencher algumas informações relacionadas ao cadastro e inserir a URL no campo de link de texto. Para isso, siga as instruções abaixo:

  • Não use caracteres especiais;
  • A plataforma não usará letras acentuadas;
  • Não mais de 50 caracteres;
  • Substituir espaços por hífens.

Feito isso, você poderá criar uma URL mais amigável, o que tornará sua página mais atraente e proporcionará mais credibilidade.

Qualidade do conteúdo

É claro que produzir um bom conteúdo é o que queremos fazer, e geralmente compensa bem. No entanto, no caso do Google, um bom conteúdo que corresponda com mais precisão à intenção de busca e seja muito confiável ganha destaque especial em seus rankings, e claro que há algumas referências.

Itens como fazer sua pesquisa e escolher palavras-chave, focando na experiência do usuário e SEO para imagens vão te dar mais destaque no sistema. Além disso, o e-commerce recebe vídeos e tabelas de comparação, produzindo resultados de pesquisa muito interessantes.

Independentemente disso, SEO e VTEX IO são essenciais para boas classificações de comércio eletrônico na Pesquisa do Google.

Além disso, muitos itens que melhoram as classificações também tornam seu site mais atraente para os usuários, mantendo-os como clientes em potencial em mais casos.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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