ColunasWagner Santos

Quais os benefícios da educação sexual nas escolas?

Abordar a educação nas escolas ainda é um assunto que divide opiniões. Algumas consideram esta uma pauta urgente e necessária, ao passo que outras acham que falar sobre isso com crianças e adolescentes é algo realmente desnecessário. Nesse artigo, abordaremos quais os benefícios da educação sexual nas escolas e como este ensino é feito.

O que é a educação sexual? 

O termo educação sexual é utilizado nos meios educacionais como referência ao ensino que visa oferecer conhecimento e esclarecimento de dúvidas acerca de tudo o que envolve sexualidade. Seu principal objetivo é informar sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, abusos e violência sexual, gravidez na adolescência, etc.

Qual a diferença entre educação sexual e orientação sexual?

Muitas pessoas confundem educação sexual com orientação sexual, e isso gera confusão e recusa a respeito da importância da educação sexual nas escolas. Como dito acima, a educação sexual tem cunho informativo e preventivo, e não visa interferir na sexualidade individual dos alunos. Já a orientação sexual é a forma como cada indivíduo se relaciona, sejam elas relações heteroafetivas, homoafetivas e afins. 

A educação sexual não tem o objetivo de interferir na orientação sexual e nem de incentivar alunos a mudarem sua orientação. Sejam quais forem as relações escolhidas pelos alunos em sua vida adulta, a educação sexual cumpre papel fundamental e isso pode, sim, se tornar dever da escola, visto que muitas famílias não sabem lidar muito bem com o assunto.

Como as famílias lidam com a educação sexual nas escolas?

Muitas famílias não possuem o hábito de se envolver na vida escolar de seus filhos ou menores responsáveis. Eles marcam presença nas escolas apenas em ocasiões urgentes e indispensáveis, e isso dificulta o entendimento da real importância do que está sendo ensinado.

Esse distanciamento é muito problemático, principalmente em se tratar de educação sexual, pois os pais ou responsáveis, ao se ausentar do ambiente e da vida escolar, acabam se informando por fontes alheias e absorvendo informações falsas, disseminadas com o único objetivo de dividir e confundir. Essas informações atravessadas fazem com que esses adultos responsáveis criem aversão a um assunto o qual não possuem domínio e nem ao menos um conhecimento superficial. Isto prova a importância de os pais e responsáveis estarem sempre atentos e presentes na vida escolar das crianças e adolescentes, para estarem a par do que realmente acontece nas escolas e quais são os objetivos da instituição de ensino sobre seus filhos.

Quais os benefícios da educação sexual nas escolas? Confira

Sabemos que a educação sexual cumpre papel indispensável na formação de crianças e adolescentes, mesmo com tantos pensamentos aversivos a respeito. A seguir separamos quais os benefícios da educação sexual nas escolas a fim de relevar ainda mais sua importância.

Prevenção ao abuso sexual

Dentre quais os benefícios da educação sexual nas escolas, prevenir o abuso sexual é o mais importante deles. Muitas pessoas afirmam que o papel de orientar e educar as crianças quando o assunto é sexualidade é dos pais e da família. O que não se sabe nesta afirmação é que mais de 80% dos casos de abuso sexual acontecem dentro das famílias, muitas vezes dentro das próprias casas. Isso mostra que é necessária a intervençãod e um órgão externo informando e conscientizando as crianças e adolescentes, e ajudando-os a identificar o que pode ser caracterizaado como abuso sexual.

Muitas crianças já acabarma por revelar que eram vítimas de abuso sexual por parte dos pais, avós, tios ou outros parentes durante aulas de educação sexual, pois nessas aulas as crianças são orientadas sobre suas partes íntimas e o que não é permitido que aconteça com elas. 

Esta orientação, infelizmente, é falha nas famílias e acontece em pouquíssimos ambientes domésticos. Em um país que registra três casos de abuso sexual infantil por hora, a educação sexual se torna assunto urgente.

Prevenção de DST’s e gravidez precoce

Nosso país também registra altos índices de gravidez na adolescência e até na infância. Isso acontece pela falta de orientação e pelos números alarmantes de abuso sexual. Muitos adolescentes, ao entrarem na puberdade, acabam se tornando muito mais curiosos sobre tudo que envolve sexualidade, por isso é tão importante que eles estejam conscientes sobre a importância do uso de preservativos e de se envolverem com pessoas que levam a saúde sexual a sério. Este pode até ser um assunto presente em alguns lares, e preocupação de alguns pais que chegam até a sonhar com pessoa grávida, mas infelizmente esta não é uma realidade predominante. Por sorte, esta também é uma pauta com a qual a educação sexual se mostra preocupada.

Autoproteção e consentimento

As crianças e adolescentes, ao se tornarem conscientes a respeito de sua intimidade e sexualidade, também são orientadas sobre como se protegerem de toques e gestos que oferecem ameaça, e sobre a importância do consentimento. Elas são ensinadas a denunciar qualquer atitude que seja suspeita ou que ofereça riscos à sua integridade física e mental.

A educação sexual cumpre uma função importante, mas ainda há muitas opiniões divergentes a respeito do assunto. E você, qual a sua opinião? Quais os benefícios da educação sexual nas escolas em seu ponto de vista? Compartilhe com seus amigos e comente conosco.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.