O andaime suspenso, também conhecido como balancim, é uma estrutura suspensa por cabos de aço que dá acesso a lugares mais altos. Estes equipamentos são utilizados na construção civil para reformas, limpezas, acabamentos de fachadas e outros reparos.
Existem três tipos de andaimes que se adequam a diferentes tipos de serviço. Conheça quais são eles.
Andaime Suspenso Elétrico
Utilizado em trabalhos de construção em geral, esse tipo de andaime suspenso é composto por vigas metálicas de sustentação, cabos de aço e estrutura da plataforma de trabalho com piso antiderrapante. Sua movimentação vertical é feita por 2 guinchos motorizados instalados nas cabeceiras.
É usado para pintura e revestimento de fachadas, instalação de dutos e tubulações, obras de reformas em geral, manutenções prediais, industriais e residenciais e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.
Sua maior vantagem está na produtividade dos operadores, que se deslocam rapidamente e com segurança enquanto trabalham. Além disso, é muito versátil e pode ser acionado manualmente em caso de falta de energia.
Andaime Suspenso Manual
O balancim manual ou “cabo passante” é um andaime suspenso muito leve e prático de montar. Sua movimentação é feita através de manivelas acionadas pelo operador.
Com plataformas modulares, permite a montagem em formato de “L”, para locais com difícil acesso à fachada cega.
Utilizado para reformas e manutenções em fachadas, acabamentos, lavagem, instalação de dutos e tubulações, colocação de vidros em edifícios, obras em geral e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.
É muito seguro e fácil de operar, proporcionando praticidade, conforto e segurança ao operário. Seu sistema trava-quedas automático utiliza cabo de aço independente do sistema de tração.
Andaime Suspenso Individual ou Cadeirinha Suspensa
A chamada “cadeirinha” é utilizada para deslocamentos rápidos e de simples manuseio. Para seu funcionamento integral, fique atento às regras de segurança.
De uso individual, auxilia nos serviços de limpeza, pintura, conservação, reformas de fachadas, dentre outros. Utilizado em torres, chaminés e locais de difícil acesso, o balancim individual tem capacidade para até 120 kg.
Sua fixação é feita através de ganchos, vigas ou sistemas contrapeso.
Percebemos maior utilização da Cadeirinha em trabalhos que exigem a movimentação vertical do trabalhador. Sendo bastante indicada para trabalhos em plataformas, andaimes e escadas.
Apesar de ser muito utilizada em trabalhos de pinturas de prédios, ela também poderá ser eficaz em trabalhos de reparação ou manutenções.
A Cadeirinha Suspensa é muito indicada para facilitar algumas tarefas na obra, mas é importante que o operador passe por treinamentos adequados, a uma distância segura do solo. O recomendado é que alguns testes sejam efetuados entre 2 e 3 metros de altura.
Assim, cria-se maior segurança para a operação do equipamento, garantindo que ele estará mais familiarizado e não terá maiores problemas com a sua utilização.
Outra recomendação que deve ser seguida de forma rigorosa é o uso adequado de EPI’s, como capacete, luva e cintos específicos para trabalhos em altura.
Agora que você já conhece quais são os principais tipos de Andaimes Suspensos, você pode escolher qual opção melhor se encaixa para a sua obra.
Conclusão
As opções de Aluguel de andaimes em Recife oferecem segurança e eficiência para trabalhos em alturas.
Independente do tipo que melhor se adapta ao tipo de obra, é sempre muito importante escolher um equipamento que segue rigorosamente as normas vigentes e que foram fabricados seguindo os procedimentos adequados, garantindo maior segurança aos trabalhadores.
Outro ponto fundamental é que os operadores sejam devidamente treinados e capacitados para operar o Andaime Suspenso em uma obra de construção civil, assegurando maior segurança e eficiência na execução das tarefas planejadas, resultando em maior rendimento da obra.
Pesquise as melhores opções do mercado e as que oferecem maior segurança para o seu projeto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.