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A importância do marketing nas empresas

O marketing sempre está inovando em tipos de campanhas, estratégias, ações e muito mais. O marketing de uma empresa é o responsável por conquistar mais clientes, agregar valor à marca, aumentar a lucratividade, fazer a empresa se destacar dos concorrentes e garantir mais visibilidade para a marca.

Por isso, o marketing é fundamental para impulsionar vendas e contratação de serviços de uma empresa, principalmente em períodos de retração econômica.

O marketing é capaz de definir os rumos de uma empresa. Sem traçar objetivos de marketing e investir nele, toda a empresa pode ter prejuízos financeiros.

No entanto, a história do marketing não começou agora. Sua origem é a Revolução Industrial. Era um período de mudanças, com vendedores preocupados com a concorrência, o marketing começou a ser aplicado, dando seus primeiros passos. 

O marketing não é apenas vender produtos ou serviços, é muito mais do que isso. A venda de produtos ou contratação de serviços aliado ao marketing são ferramentas necessárias para uma empresa alcançar seus objetivos.

Atualmente, os clientes querem muito mais do que um produto ou serviço acessível e com qualidade. Os clientes querem ter uma boa experiência conectado com uma empresa, que esteja de acordo com os valores deles. Dessa forma, sua empresa tem a necessidade de ser mais humanizada, para sanar as necessidades dos clientes com seus produtos e serviços.

A área de marketing é muito importante nisso. Há vários tipos de marketing, como o marketing digital, além de muitas estratégias, canais e abordagens que podem ser adotados pelas marcas. Um exemplo é uma empresa que faz a locação de maquinários para obras de construção civil, com equipamentos como máquina de alisar piso de concreto.

Uma estratégia eficaz em marketing digital para essa empresa de locação de máquinas, pode ser de marketing de conteúdo, ao postar conteúdos relevantes para seus clientes em um blog ou em redes sociais que os seus potenciais clientes utilizam, para ficar na memória deles. Portanto, há uma diversificação de maneiras de utilizar o marketing em favor de sua empresa, principalmente o marketing digital. 

Em primeiro lugar, você deve saber quais são os objetivos de marketing de sua empresa. Depois, você terá que conhecer seu público-alvo. Dessa forma, ficará mais fácil determinar que tipos de estratégias você poderá adotar para chegar aos potenciais clientes.

Conforme já dito no exemplo, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital. Ele pode ser adotado por sua empresa para criar conteúdo em artigos, vídeos, podcasts, infográficos e e-books para ser uma autoridade em seu segmento.

Um conteúdo de qualidade, de relevância e com conhecimento, poderá aumentar sua visibilidade online, além de gerar engajamento e aumentar suas vendas de produtos ou contratação de serviços.

Não importa se a sua empresa tem porte pequeno, médio ou grande. Ter um planejamento de marketing bem estabelecido ajudará a aumentar a lucratividade, atrair mais clientes, fidelizá-los e se destacar da concorrência.

É recomendado fazer um estudo bem detalhado dos objetivos de marketing da empresa, começando por sua missão, visão e valores. Esses três fatores são determinantes para estabelecer estratégias de marketing. Você será capaz de definir suas mensagens nas campanhas, anúncios e ações de marketing através da missão, visão e valores da empresa.

Já com os objetivos definidos, além do público-alvo e o tipo de mensagem, você terá que saber em quais canais será mais vantajoso para você transmitir essas mensagens.

Por fim, será fundamental ter uma agenda de criação e distribuição do conteúdo, baseado nas estratégias de marketing escolhidas. O mercado de marketing é muito amplo e o marketing digital só está crescendo e ganhando cada vez mais visibilidade.

Pode ser uma oportunidade válida pensar em investir em marketing digital. Você pode contratar uma empresa especialista para ajudar você a elaborar objetivos de marketing, seu público-alvo, qual tipo de mensagem será colocada nas campanhas e quais canais utilizar.

Dessa maneira, você não terá que lidar com todo esse planejamento e terá profissionais especialistas cuidando do marketing de sua empresa. Assim, você fica com tempo livre para atuar em outras áreas da empresa, sem ter que se preocupar em aprender sobre marketing, criar campanhas, colocá-las no ar e ainda entender os relatórios sobre o desempenho das estratégias.

Na dúvida, procure na internet por agências que possam fazer todo o trabalho para você só agregar todas as vantagens do marketing para sua empresa.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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