Negócios

CNPJ: vale a pena criar uma pessoa jurídica?

Claro, é preciso analisar a finalidade e se realmente valerá a pena constituir a pessoa jurídica, porém, na maioria dos casos, a economia que resulta do investimento para constituí-la é sempre muito maior

Você acredita que criar um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é só para quem tem muito dinheiro ou trabalha com uma equipe grande? Não é bem assim. Hoje em dia, se mostra muito rentável investir nisso.

A pessoa jurídica serve para ter mais rendimento e pagar menos imposto, e você pode constitui-la mesmo sozinho, chama-se EIRELI”, conta Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário.

Hoje em dia, tudo que te faz economizar vale a pena. Se, em um mês, conseguir economizar mil reais, no fim do ano esse valor será doze vezes maior, ou seja, a economia é de 12 mil em um ano. Considerando que a longevidade da empresa será muito maior, a renda economizada só aumenta.

Se pensarmos, por exemplo, em alguém que tem dois ou três imóveis na forma de pessoa física, o imposto a ser pago sobre a renda auferida é de até 27%. Caso os imóveis estejam dentro de uma pessoa jurídica, a carga tributária pode diminuir para até 15%”, explica a Dra.

Claro, é preciso analisar a finalidade e se realmente valerá a pena constituir a pessoa jurídica, porém, na maioria dos casos, a economia que resulta do investimento para constituí-la é sempre muito maior.

Outra vantagem é ter a necessidade de fazer inventário anulada. Com a pessoa jurídica, é possível envolver também os filhos e fazer a transmissão de cotas, assim, os bens serão passados para os filhos sem a necessidade do inventário.

Criar uma pessoa jurídica pode proteger o seu patrimônio, fazer com que se pague menos impostos e evitar o inventário. Todos estes fatores criam uma segurança financeira extremamente favorável, não apenas para quem tem muitos bens, mas para todos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.