Notícias

Clínica de Fonoaudiologia da UFRN oferece atendimentos a crianças com dificuldades de linguagem

Diga flauta”, pede o estudante. Numa sintonia tão próxima das melodias que ecoam pelo instrumento, Caio, de 12 anos, canta: “Falauta”, com uma voz rouca, mas cheia de convicção. A rotina faz parte das sessões fonoaudiológicas destinadas a crianças que têm dificuldade em se expressar correta e foneticamente como esperado para a idade. Os atendimentos às crianças com dificuldades de linguagem realizado pela Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são apenas um dos ofertados à comunidade.

Localizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a Clínica faz parte do projeto pedagógico do curso de Fonoaudiologia da Instituição. Desde 2012, ano de sua inauguração, foram realizados inúmeros atendimentos diários, oferecendo à população uma oportunidade de acesso a serviços fonoaudiológicos, além de atuar como um espaço “onde os estudantes do curso podem realizar seus estágios”, explica Ana Manhani, professora da UFRN e coordenadora da Clínica.

É exatamente lá que a teoria, tão estudada em sala de aula durante a graduação, toma vida por meio dos atendimentos práticos vinculados aos estágios realizados pelos estudantes nos diversos projetos desenvolvidos na clínica. Os principais, atualmente, envolvem o monitoramento da audição com crianças desde cedo na infância, assim como o acompanhamento de “adultos e idosos que possuam algum problema de audição e que procurem a clínica para fazer os exames”, pontua Manhani.

É possível, também, a realização de testes por parte de pessoas com alguma perda auditiva e que seja comprovada, por meio dos procedimentos, a necessidade do uso de prótese, demanda que é encaminhada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos são realizados com base na procura dos pacientes após encaminhamento. “Alguns serviços da cidade nos encaminham pacientes e, de acordo com a agenda que temos, são realizados os atendimentos”, explica a professora. A Clínica, apesar de receber as demandas da rede pública, não é inserida no SUS. A solicitação para novos pacientes é feita por meio do encaminhamento de algum médico vinculado aos hospitais e clínicas públicas ao HUOL.

Serviço:

Clínica de Fonoaudiologia da UFRN

Contato: (84) 3324-9757

Outros tratamentos

Alunas do Curso de Fonoaudiologia UFRN

Professores, estudantes e funcionários do Departamento de Fonoaudiologia compõem a equipe que coordena a Clínica e os projetos desenvolvidos nela. Um que merece destaque é a terapia vocal ofertada a mulheres transsexuais e transgêneros.

A extensão se intitula Programa de Assistência Vocal e Comunicativa para Indivíduos Transexuais e é coordenada pela professora Juliana Godoy, também do Departamento de Fonoaudiologia.

Atuando desde 2017, a terapia é destinada a mulheres trans que não se identificam com sua voz e que queiram realizar a transição vocal. As interessadas podem entrar em contato por meio do email (godoy.juliana@gmail.com), manifestando o desejo de participar do projeto, que é ofertado gratuitamente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.