Clínica de Fisioterapia abre vagas gratuitas para crianças com microcefalia

As vagas estão disponíveis para crianças de 0 a 3 anos e os atendimentos ocorrerão no bairro de Ponta Negra

A faculdade Estácio Ponta Negra, por meio do Grupo de Atenção à Criança com Microcefalia, abre inscrições para uma nova turma de pacientes com microcefalia. Os atendimentos fisioterapêuticos são gratuitos e as sessões objetivam a estimulação precoce das funções motoras dos pacientes – crianças de 0 a 3 anos.

Os atendimentos ocorrerão nas instalações da unidade em Ponta Negra e a previsão de início é imediata, já para esta sexta-feira (13).

Luan Simões, coordenador do projeto, conta que já existe uma turma em andamento, iniciada ainda em agosto, com pacientes que já apresentam progressos. “Atendemos diferentes níveis de gravidade da microcefalia e, dependendo do quadro, verificamos melhoras rápidas e outras que levam mais tempo. Algumas já estão caminhando de forma equilibrada, com evolução na coordenação motora e maior agilidade nos movimentos”, comenta o coordenador.

Nas sessões, os pacientes são estimulados a perceber seu próprio corpo, além de realizarem exercícios para o fortalecimento muscular. “O tratamento é com as crianças, mas também os familiares recebem orientações. A ideia é que as atividades sejam estendidas ao cotidiano da família, para que seja alcançado um melhor resultado”, acrescenta o professor de Fisioterapia da Estácio.

Foto: Divulgação / TV Brasil

Microcefalia

A microcefalia é uma malformação congênita que pode ser ocasionada pela exposição de fatores de riscos, como por exemplo: infecções por sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, desnutrição grave, entre outros. Mais recentemente, foi comprovada a relação da infecção pelo Zika vírus na causalidade da microcefalia. No Rio Grande do Norte, em 2016, quase 500 casos foram notificados.

Atendimento

Para mais informações, os pacientes poderão entrar em contato com a Clínica de Fisioterapia, no horário da tarde, pelo número 3642-7531, ou pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!