Notícias

Cinco destinos sustentáveis para fazer turismo verde pelo Brasil

Viajar é uma das experiências mais incríveis que as pessoas podem ter. Seja para passar longas temporadas viajando por países distantes ou para passar um final de semana em alguma cidade vizinha, o ato de sair de casa para conhecer novos cenários, culturas e tradições é um grande aprendizado. E é, justamente, por oferecer aos viajantes a possibilidade de entrarem em contato com uma realidade diferente daquela vivida cotidianamente, que o turismo verde, turismo sustentável, ou simplesmente ecoturismo tem crescido tanto.

O Ecoturismo é um segmento turístico que procura utilizar o patrimônio natural e cultural das cidades de forma sustentável, incentivando a preservação das áreas verdes e da fauna silvestre e criando uma forte consciência ambiental, que acaba por ajudar as comunidades locais.

Quando bem planejado e desenvolvido, o ecoturismo pode trazer como benefícios para as pessoas da cidade a consolidação de um mercado turístico forte, geração de empregos diretos, conservação do meio ambiente, além da valorização das culturas e tradições.

Para quem viaja sozinho, fugir da rotina cansativa e se desligar um pouco do ritmo frenético das grandes cidades é uma forma de se divertir e de recarregar as energias. Para quem viaja acompanhado, seja de amigos ou da família, caminhar por trilhas, florestas, cachoeiras e montanhas é uma ótima forma de reforçar os vínculos com as pessoas queridas e com a natureza. E, quanto mais aprofundamos nossa relação com o meio ambiente, passamos a perceber que as florestas são grandes escolas, que nos ensinam a crescer enquanto seres humanos.

Geralmente, o Ecoturismo é praticado em áreas protegidas, o que leva os turistas a respeitarem uma série de regras – como, por exemplo, evitar descartar lixo, alimentar os animais e colher flores e frutos. Por isso, quem costuma visitar com frequência parques e destinos ecológicos, tende a respeitar mais a natureza e os ambientes verdes nativos. E, para quem deseja viver esse tipo de experiência, o Brasil é cheio de boas oportunidades, de norte a sul.

Confira agora 5 destinos incríveis para quem deseja fazer ecoturismo em nosso país.

Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais

Ao visitar o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o viajante pode conhecer um pouco melhor o cotidiano dos ceramistas que vivem no local. Os visitantes são convidados a participar da retirada do barro, do processo modelagem e da pintura final feita à mão. Quem chega ao Vale pode apreciar comidinhas locais – e se hospedar em casas de famílias também, para conhecer melhor o dia a dia das pessoas e a cultura própria do lugar, localizado na zona rural entre Turmalina e Minas Novas.

Rede Tucum – Ceará

A Rede Tucum do Ceará é uma grande referência nacional devido às suas práticas democráticas de gestão e ao incentivo ao empoderamento, resistência e manutenção das culturas tradicionais das comunidades de pescadores em seus territórios. No Ceará, a Rede Tucum criou a Escola Popular de Turismo Comunitário para jovens: uma ótima oportunidade para conhecer o meio ambiente e as tradições locais.

Quilombo do Campinho, Paraty – Rio de Janeiro

Existem muitos quilombos espalhados pelo Brasil, mas o Quilombo do Campinho, localizado em Paraty, nos ensina bastante sobre as diferentes culturas que fazem do Brasil um país tão diverso. Ali, os visitantes podem conhecer diversas formas de morar e viver, sem delimitações. Também existe no local uma loja de artesanatos locais e um restaurante comunitário, onde são servidas comidas regionais incríveis.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Com diversos rios e cachoeiras cristalinas, Bonito se destaca como referência no turismo sustentável. Além das surpreendentes belezas naturais, o destino ainda conta com uma ótima infraestrutura para receber turistas do mundo todo e também com uma política bastante forte de preservação do meio ambiente. Com certeza vale muito a pena conhecer o lugar.

Aldeias Yawanawa, Tarauacá – Acre

Os roteiros de vivência propostos para a região aproximam os turistas da cultura indígena tradicional do local. Conhecer a vida e a rotina dos Yawanawa é uma experiência grandiosa e cheia de aprendizagens. No local, destaca-se também um turismo espiritual, de aproximação com a fé e espiritualidade indígenas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.