Notícias

Cientistas encontram evidências de placas tectônicas no satélite natural de Júpiter

Os pesquisadores detectaram na crosta de Europa, o gélido satélite natural de Júpiter, a possível existência de placas de gelo gigantes, que funcionariam como as placas tectônicas de nosso planeta, conectando a superfície com o oceano profundo. E isso significaria uma via de contato com sais, minérios e micróbios.

Os investigadores têm evidências visuais clara de expansão da crosta gelada de Europa. No entanto, eles não conseguiram encontrar áreas onde a antiga crosta foi destruída para dar espaço para o novo. Ao examinar as imagens do satélite natural de Júpiter, tomadas pela sonda espacial Galileu Orbiter, da NASA, no início de 2000, os geólogos planetários Simon Kattenhorn, da Universidade de Idaho, Moscou e Louise Prockter, do Laboratório de Física da Universidade Johns Hopkins Applied em Laurel, Maryland, descobriram alguns limites geológicos incomuns.  “Estamos intrigados durante anos sobre a forma como todo este novo terreno poderia ser formado, mas não conseguimos descobrir como ele foi acomodado”, disse Prockter. “Acho que finalmente encontramos a resposta.”, disse ele.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A superfície de Europa – uma das quatro maiores luas de Júpiter e um pouco menor do que a lua da Terra – é cheio de fendas e sulcos. Na Terra, com novas formas materiais de superfície nas cristas médio-oceânicas, o material velho é destruído em zonas de subducção, regiões onde duas placas tectônicas convergem e se sobrepõem, forçando uma sob a outra. No entanto, apesar do grau de extensão evidente na superfície de Europa, os investigadores não tinham sido capazes de determinar como a superfície poderia acomodar todo o material novo.

De acordo com o livro “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de Arthur C. Clarke, a humanidade se mudaria para o satélite de Júpiter. Como pudemos ver, Europa pode mesmo ser um lugar capaz de abrigar vida, baseado em dados científicos.

Fonte: NASA

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.