Notícias

Cientistas encontram evidências de placas tectônicas no satélite natural de Júpiter

Os pesquisadores detectaram na crosta de Europa, o gélido satélite natural de Júpiter, a possível existência de placas de gelo gigantes, que funcionariam como as placas tectônicas de nosso planeta, conectando a superfície com o oceano profundo. E isso significaria uma via de contato com sais, minérios e micróbios.

Os investigadores têm evidências visuais clara de expansão da crosta gelada de Europa. No entanto, eles não conseguiram encontrar áreas onde a antiga crosta foi destruída para dar espaço para o novo. Ao examinar as imagens do satélite natural de Júpiter, tomadas pela sonda espacial Galileu Orbiter, da NASA, no início de 2000, os geólogos planetários Simon Kattenhorn, da Universidade de Idaho, Moscou e Louise Prockter, do Laboratório de Física da Universidade Johns Hopkins Applied em Laurel, Maryland, descobriram alguns limites geológicos incomuns.  “Estamos intrigados durante anos sobre a forma como todo este novo terreno poderia ser formado, mas não conseguimos descobrir como ele foi acomodado”, disse Prockter. “Acho que finalmente encontramos a resposta.”, disse ele.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A superfície de Europa – uma das quatro maiores luas de Júpiter e um pouco menor do que a lua da Terra – é cheio de fendas e sulcos. Na Terra, com novas formas materiais de superfície nas cristas médio-oceânicas, o material velho é destruído em zonas de subducção, regiões onde duas placas tectônicas convergem e se sobrepõem, forçando uma sob a outra. No entanto, apesar do grau de extensão evidente na superfície de Europa, os investigadores não tinham sido capazes de determinar como a superfície poderia acomodar todo o material novo.

De acordo com o livro “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de Arthur C. Clarke, a humanidade se mudaria para o satélite de Júpiter. Como pudemos ver, Europa pode mesmo ser um lugar capaz de abrigar vida, baseado em dados científicos.

Fonte: NASA

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.