Ciência

Cientistas dizem que DNA contém pistas que predizem o nosso ‘prazo de validade’

Os cientistas identificaram um chamado ‘relógio biológico’, que fornece pistas importantes capazes de prever a expectativa de vida dos seres humanos. Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, com a colaboração de cientistas da Austrália e dos EUA, descobriram que com uma simples análise de DNA é possível calcular quanto tempo uma pessoa vai viver. As informações são do Actualidad RT.

De acordo com o estudo publicado no site da Universidade de Edimburgo, cientistas calcularam o relógio biológico das pessoas, comparando sua idade real com a idade determinada por alterações químicas no seu DNA conhecido como metilação. Eles descobriram que as pessoas cuja idade de seu relógio biológico era maior que sua verdadeira idade eram mais propensas a morrer.

Em quatro estudos distintos, os pesquisadores observaram a vida de 5.000 pessoas durante 14 anos. A idade biológica de cada indivíduo foi calculada através de uma amostra de sangue e os participantes foram analisados ao longo do estudo. Os pesquisadores descobriram que existe alguma relação entre um relógio biológico correndo mais rápido do que o normal e a morte prematura, mesmo levando em conta outros fatores, como tabagismo, diabetes e doenças cardiovasculares. “Os mesmos resultados em quatro estudos indicam uma ligação entre o relógio biológico e mortes”, diz Riccardo Marioni, do Centro para Envelhecimento Cognitivo e Epidemiologia Cognitiva da Universidade de Edimburgo. “Até agora não está claro se o estilo de vida ou fatores genéticos influenciam a idade biológica de uma pessoa”, acrescentou.

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!