Notícias

Cientistas criam prótese de córnea feita de pele de porco

Matéria-prima é de fácil acesso e baixo custo, sendo acessível a milhares de pessoas de baixa renda

No mundo todo, cerca de 12,7 milhões de pessoas estão cegas devido a problemas relacionados às suas córneas. Estima-se que apenas um a cada 70 pacientes tem chance de receber um transplante devido ao alto custo do procedimento médico.

No entanto, esta realidade pode estar próxima de mudar. Isso porque uma equipe internacional de cientistas desenvolveu uma prótese de córnea de baixo custo, feita com proteína de colágeno de pele de porco. Durante um estudo piloto, o implante restaurou a visão de 20 pessoas com córneas danificadas, a maioria das quais eram cegas antes de serem submetidas ao procedimento.

Segundo os especialistas, para criar o implante foi necessário estabilizar as moléculas de colágeno soltas, obtendo desse processo um material robusto e transparente, maleável e resistente o suficiente para ser manipulado e implantado sem deformar.

+ Vacina contra câncer tem bons resultados iniciais

Sendo um subproduto da indústria da carne, a pele suína utilizada como matéria-prima é de fácil acesso e baixo custo, de modo que, se produzida em massa, seria acessível a milhares de pessoas de baixa renda que necessitam de uma nova córnea. Além disso, ressaltam os acadêmicos, estes podem ser armazenados por até 2 anos, garantindo sua disponibilidade a qualquer momento.

Prótese de córnea feita com pele de porco
Foto: Thor Balkhed

Novos implantes de córnea

Os pesquisadores desenvolveram um procedimento de transplante novo e minimamente invasivo. Atualmente, o tecido danificado é removido cirurgicamente e o implante é costurado no olho para consertá-lo. Em contrapartida, a nova metodologia dispensa suturas, pois a incisão no globo ocular é feita com grande precisão graças ao uso de um laser de última geração.

“Um método menos invasivo poderia ser usado em mais hospitais, ajudando mais pessoas. Com nosso método, o cirurgião não precisa remover o próprio tecido do paciente. Em vez disso, é feita uma pequena incisão, por onde o implante é inserido na córnea existente “, explicou o co-autor do estudo Neil Lagali.

Segundo os autores da pesquisa, publicada na revista Nature Biotechnology, os resultados obtidos até agora têm sido promissores. A esperança é que a prótese possa ser a cura para milhares de pessoas que sofrem de cegueira corneal e baixa visão, que não dependerão mais de doadores ou processos caros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil Navegação Ecológica com Google Maps A Arte da Atuação e a Busca pela Perfeição Novo iPad Air Pode Herdar Tela Mini LED do iPad Pro Samsung Oferece Canais sem Custo.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.