Notícias

Cientistas criam biorrobôs que são capazes de se reproduzirem

Os pesquisadores comentaram que a replicação controlada nunca havia sido observada em células ou organismos inteiros

Um grupo de cientistas americanos que criou os primeiros robôs vivos, ou xenobôs, a partir de células vivas de embriões de rã, descobriu recentemente que eles são capazes de se auto reproduzir.

Pesquisadores das universidades de Vermont, Tufts e do Instituto Wyss para Engenharia de Inspiração Biológica da Universidade de Harvard garantiram que se trata de uma forma completamente nova de reprodução biológica diferente de qualquer outra que a ciência tenha evidências em organismos animais ou vegetais. “As pessoas pensam há algum tempo que descobrimos todas as maneiras pelas quais a vida pode se reproduzir ou se replicar. Mas isso é algo que nunca foi observado antes” , disse o biólogo Douglas Blackiston.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (29), os especialistas revelaram que os biorrobôs conseguem encontrar células individuais, juntá-las na ‘boca’ e depois de alguns dias, obtêm novos xenobôs idênticos a eles, que uma vez liberados, também repetem o processo. “Com o design certo, eles se replicarão espontaneamente”, disse o cientista Joshua Bongard.

De acordo com Sam Kriegman, principal autor do novo estudo, inicialmente foram criados os xenobôs pais na forma de Pac-Man, que por sua vez “geraram filhos, que geraram netos, que criaram bisnetos, que geraram tataranetos”. “Temos o genoma completo e inalterado do sapo”, acrescentou o biólogo Michael Levin, “mas ele não deu nenhuma indicação de que essas células podem trabalhar juntas nesta nova tarefa” de reunir células separadas e transformá-las em autocópias funcionais.

Os pesquisadores comentaram que a replicação controlada, apesar de ser bem conhecida no nível das moléculas, nunca havia sido observada em células ou organismos inteiros. No entanto, garantiram que embora a descoberta possa gerar preocupação, ou mesmo terror em algumas pessoas, na realidade não deve ser vista como uma ameaça.

“O que representa um risco é a próxima pandemia; acelerar os danos ao ecossistema causados ​​pela poluição; intensificar as ameaças da mudança climática”, disse Bongard. “Este é um sistema ideal para estudar sistemas autorreplicantes. Temos um imperativo moral para entender as condições sob as quais podemos controlá-lo, direcioná-lo, desligá-lo, exagerá-lo”, disse ele.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.