DestaquesUniverso

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil na madrugada desta terça-feira (31)

Segundo a Nasa, o evento poderá ter até mil meteoros por hora

Com expectativa de ser um dos maiores espetáculos astronômicos observáveis a olho nu no ano de 2022, a chuva de meteoros Tau Herculídeas deverá acontecer na madrugada desta terça-feira (31).

Segundo estimativas da agência aeroespacial norte-americana Nasa, o evento poderá ter até mil meteoros por hora. A certeza de que ele acontecerá, no entanto, não é total, alerta a agência.

A Tau Herculídeas é, na verdade, um rastro de pedaços de um cometa fragmentado, o 73P/Schwassmann-Wachmann, ou SW3. Ele foi partido em pedaços em 1995. O cometa só seria visível no céu terrestre, dada sua trajetória e velocidade, a partir do mês de agosto.

Porém, se os fragmentos que se soltaram do SW3 tiverem velocidade suficiente – o dobro do cometa original – a chuva de meteoros acontecerá e será visível. Observações feitas em 2009 apontam que este é o caso. A Nasa recomenda cautela, e diz que é possível que o fenômeno não seja visível.

O ápice do evento será à uma hora da manhã. O evento poderá ser observado nos céus do hemisfério sul, mas será ainda mais intenso no hemisfério norte. Moradores de Natal, no Rio Grande do Norte, poderão observar o fenômeno entre 0h e 2h, no horário de Brasília.

Ao G1, o astrônomo José Dias do Nascimento Júnior, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN (DFTE), lembra que “esse evento vai ser mais forte nas regiões Norte e Nordeste do país. Nós vamos ter uma visibilidade privilegiada. Vamos ter que olhar para o céu na direção Noroeste”.

José Dias destaca também que “não precisa de nenhum equipamento, de nenhum telescópio, nenhum tipo de binóculos, porque são fenômenos grande-angulares”.

Caso aconteça ou não, entusiastas de astronomia e observadores do céu poderão acompanhar a Tau Herculídeas online, pelo streaming do projeto Telescópio Virtual – uma iniciativa que reúne telescópios profissionais e amadores de forma remota e acessível para o público em geral.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.