Chuva com areia do Saara chega a partes da Suíça e da França

Chuva com areia do Saara chega a partes da Suíça e da França

Uma névoa amarelada e uma chuva de areia do deserto do Saara afetaram áreas da Suíça e da França no início deste sábado, 06 de fevereiro.

Nas redes sociais, muitos usuários compartilharam imagens do fenômeno e também das consequências que ele deixou em seu rastro, como marcas marrons na carroceria dos carros e lama escorrendo pelos para-brisas.

“A corrente sudoeste nos trouxe poeira do Saara com pico neste sábado”, confirmou em sua conta no Twitter a MétéoSuisse, do Escritório Federal de Meteorologia e Climatologia da Suíça, que compartilhou uma foto do centro de Genebra, com o céu amarelado por causa do fenômeno.

O meteorologista Frédéric Glassey explica que este fenômeno “ocorre várias vezes ao ano quando recebemos fortes correntes de grande altitude do sul”. Essa poeira sobe a alturas onde a umidade se acumula ao redor dessa partícula, que se torna uma gota d’água ou um cristal de gelo, transportada em forma de nuvem. Posteriormente, a precipitação é necessária para que essa poeira seja liberada e caia no solo.

Por outro lado, o meteorologista francês Paul Marquis indica em declarações à France Bleu Provence que este fenômeno, que todos os anos deixa o céu amarelado, é raro neste período, pois é normal registar-se “no início da primavera, em abril”.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: