Notícias

Chocolate pode diminuir riscos de ataque cardíaco e AVC, diz estudo

Atenção chocolatras: Cientistas dizem que comer chocolate regularmente pode realmente ser bom para nossa saúde. Um estudo descobriu que as pessoas que comem chocolate regularmente são menos propensas a ser vítimas de derrames e doenças cardíacas. Mas isso não quer dizer que você tem que sair por aí comendo chocolate loucamente, alguns pedaços por semana já é o suficiente, coma com moderação.

Os resultados – com base em um estudo de 12 anos com 21.000 britânicos – sugerem que comer chocolate ou chocolate ao leite poderia ser benéfico para a saúde. As pessoas que apresentam riscos de doença cardíaca são muitas vezes orientadas a excluir doces e gorduras de sua dieta. Mas os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na revista médica Heart, disse: “Não parece haver nenhuma evidência para dizer que o chocolate deve ser evitado por aqueles que estão preocupados com o risco cardiovascular.”

Vinho, amendoim e chocolate podem proteger contra a osteoporose

Os cientistas descobriram que as pessoas que comiam chocolate regularmente – alguns dos quais consumiam até 100g por dia – eram 11% menos propensos a ter um ataque cardíaco, derrame ou outro problema cardiovascular do que as pessoas que não ingeriam chocolate.

Foto:  fir0002 / flagstaffotos.com.au
Foto: fir0002 / flagstaffotos.com.au

Comer chocolate também foi associado com uma redução de 25% da chance de morrer com um problema cardíaco. Os autores do estudo – das universidades de Aberdeen, Manchester, Cambridge e East Anglia – salientaram que o estudo apenas olhou para tendências estatísticas, e não podiam tirar conclusões definitivas sobre causa e efeito.

Os especialistas suspeitam que os benefícios de saúde do chocolate são ligados aos flavonoides – antioxidantes presentes no chocolate escuro que possivelmente ajudam o fluxo de sangue. Mas eles disseram que o chocolate ao leite, que é geralmente considerado menos “saudável”, também pode trazer benefícios para a saúde. “O chocolate ao leite foi mais frequentemente consumido do que o chocolate comum neste estudo”, escreveram eles. “No entanto, nós ainda observamos uma redução do risco de doença cardiovascular. Isto pode indicar que não só flavonoides, mas também outros compostos – possivelmente relacionados ao leite, tais como ácidos gordos e cálcio – podem fornecer uma explicação”

O estudo envolveu 9.200 homens e 11.700 mulheres em Norwich, que foram acompanhados por uma média de 12 anos. Os cientistas, cujo trabalho foi financiado pelo Medical Research Council and Cancer Research UK, também realizou uma revisão de nove estudos anteriores no chocolate envolvendo 158.000 participantes, o que fez backup de seus resultados.

Com informações do Daily Mail

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.