China revela novas imagens de Marte capturadas por sonda Tianwen-1

China revela novas imagens de Marte capturadas por sonda Tianwen-1

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou nesta quinta-feira (04/03) novas imagens em alta resolução de Marte tiradas por sua sonda Tianwen-1.

“As imagens, duas em preto e branco e uma em cores, foram capturadas recentemente quando a espaçonave estava na órbita do planeta vermelho”, detalha o CNSA.

Nas fotos em preto e branco você pode ver várias crateras, cumes de montanhas e dunas de areia localizadas na superfície marciana. Os especialistas detalham que a sonda obteve essas imagens quando estava cerca de 330-350 quilômetros acima do planeta.

China revela novas imagens de Marte capturadas por sonda Tianwen-1.jpg

Por sua vez, a imagem colorida, obtida pela segunda câmera da sonda, mostra o Polo Norte de Marte. Confira:

China revela novas imagens de Marte capturadas por sonda Tianwen-1.jpg

A sonda Tianwen-1 foi lançada em 23 de julho de 2020 a bordo de um foguete Longa Marcha-5 do Centro de Lançamento de Satélites Wenchang, localizado na província chinesa de Hainan.

Depois de viajar milhões de quilômetros pelo espaço, o dispositivo permanecerá na órbita de Marte até maio deste ano, quando seu rover se separará para descer à superfície. Se tudo correr conforme o planejado, a China se tornará o segundo país a pousar com sucesso no planeta vermelho.

O rover deve pousar na parte sul de Utopia Planitia, uma vasta planície localizada no hemisfério norte do planeta. Se o dispositivo conseguir pousar com sucesso, ele implantará um rover para explorar a superfície marciana e estudar sua estrutura geológica, ambiente, atmosfera e água por um mínimo de 90 dias.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: