Notícias

China e Rússia aproveitam saída dos EUA e dialogam com Talibã

(ANSA) – Enquanto potências ocidentais prometem não reconhecer o governo do Talibã no Afeganistão, China e Rússia indicaram nesta segunda-feira (16) que vão dialogar com o grupo fundamentalista islâmico, ocupando o vácuo deixado pela retirada dos Estados Unidos.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, afirmou que Pequim está disposta a desenvolver “relações amigáveis” com o Talibã e “respeita o direito do povo afegão de determinar o próprio futuro de modo independente”.

De acordo com Hua, a China quer ter um “papel construtivo na paz e na reconstrução do Afeganistão”. “Esperamos que os talibãs e todos os partidos e grupos étnicos possam criar uma estrutura para o Afeganistão, colocando as bases para a paz”, acrescentou o governo chinês, acusado de perseguir a minoria muçulmana uigure em Xinjiang, que faz fronteira com o território afegão.

“Os talibãs nunca permitirão que nenhuma força use seu território para colocar a China em perigo”, declarou Hua.

Rússia

Já o enviado russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, disse que o embaixador de Moscou em Cabul, Dmitry Zhirnov, já está em contato com representantes do Talibã, com quem vai se encontrar pessoalmente nesta terça-feira (17).

“Supreendentemente, a situação está em perfeita calma, as forças dos talibãs entraram tranquilamente em Cabul”, declarou Kabulov, acrescentando que o grupo é sustentado financeiramente por fundações islâmicas do Golfo Pérsico.

Além disso, o embaixador Zhirnov disse que o Talibã prometeu construir um Afeganistão “civilizado, livre do terrorismo e do tráfico de drogas”. “Com base nesses princípios, vamos decidir nossa linha [se reconhecer ou não o regime], mas precisamos esperar, os talibãs entraram na cidade [Cabul] apenas ontem”, acrescentou.

O grupo fundamentalista islâmico já governou o Afeganistão de 1996 a 2001, quando foi derrubado pela invasão americana deflagrada pelos atentados de 11 de setembro.

No entanto, apesar de 20 anos de ocupação, os EUA não conseguiram derrotar o Talibã, que reassumiu o controle do país apenas algumas semanas depois da retirada militar americana e da Otan.

O grupo prega a aplicação radical da Sharia, a lei islâmica, especialmente contra as mulheres, que sob o regime do Talibã não podiam estudar e sequer sair de casa sem a companhia de um parente homem.

No último fim de semana, um porta-voz do grupo prometeu “respeitar os direitos das mulheres” e permitir seu acesso à educação, mas essa versão “moderada” do Talibã ainda é vista com ceticismo no mundo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.