China diz que é “muito improvável” que destroços do foguete causem algum dano

China diz que é “muito improvável” que destroços do foguete causem algum dano

China diz que é “muito improvável” que destroços do foguete causem algum dano

Romário Nicácio maio 7, 2021 Destaques

O foguete chinês “Long March 5B”, que levou o primeiro módulo da estação espacial do país asiático, está sem nenhum controle e deve cair na Terra neste final de semana. No entanto, o governo Chinês informou nesta sexta-feira (7) que é “muito improvável” que os destroços do foguete causem algum dano em sua queda.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do gigante asiático, Wang Wenbin, disse que a maior parte dos destroços do Long March 5B irão queimar ao entrar na atmosfera, informou a Reuters. O local exato da queda dos ainda é desconhecido.

“[O foguete] foi projetado de forma que a maioria de suas partes sejam destruídas e queimadas durante a reentrada na atmosfera. É altamente improvável que [os destroços] representem qualquer perigo ou causem danos à Terra ou interfiram nos voos”, disse Wenbin.

Os destroços do foguete fazem parte do primeiro estágio, que tem por volta de 30 metros de comprimento e quase 200 toneladas.

O astrofísico italiano Gianluca Masi, um dos líderes do projeto Telescópio Virtual, conseguiu tirar a primeira foto do “Long March 5B”. A imagem foi obtida graças a um dos telescópios robóticos instalados em Ceccano, na província de Frosinone. “O instrumento apontou o foguete e o perseguiu entre as estrelas, enquanto se movia com muita rapidez. É um entulho gigante, mas é improvável que cause graves danos”, declarou Masi.

Na última quarta-feira (5), o jornal Global Times informou que os destroços do foguete chinês provavelmente cairão em águas internacionais .

A agência espacial russa Roscosmos e o Comando Espacial dos Estados Unidos informaram que estão monitorando o foguete que, segundo estimativas, cairá em nosso planeta entre os dias 8 e 9 de maio. “Algumas das estruturas do estágio central do foguete deixarão de existir nas camadas densas da atmosfera, mas elementos estruturais individuais não combustíveis podem atingir a superfície da Terra”, disse Roscosmos na terça-feira.

Onde os destroços do foguete irão cair?

O chefe da agência espacial russa, Dmitri Rogozin, publicou um mapa mostrando a área onde o corpo do foguete chinês pode cair. De acordo com este mapa, toda a África, quase toda a Austrália e América do Sul, bem como grande parte da América do Norte e Eurásia estão na zona de risco.

O Long March 5B, que carregava o módulo central para a construção de uma futura estação espacial chinesa, foi lançado de Wenchang, na província de Hainan, no dia 29 de abril. No entanto, logo após o lançamento, o estágio central do foguete passou por dificuldades e inadvertidamente entrou na órbita terrestre baixa.

Outros artigos

Urbanização da Praia de Pirangi avança

junho 12, 2021

Urbanização da Praia de Pirangi avança

Os serviços da urbanização da orla de Pirangi seguem avançando, em Parnamirim. Nesta semana foi iniciada a construção de um muro de contenção, que vai permitir o as...