Chegou a hora de cumprir a meta de ter exercícios físicos como hábito

Algumas metas pensadas para o ano novo geralmente se repetem, principalmente aquelas relacionadas ao corpo, como cuidar melhor da alimentação e praticar atividades físicas. As primeiras semanas do ano são ideais para quem quer incluir esses novos hábitos na rotina, pois o período inspira a ideia de “vida nova”. Força de vontade, persistência e disciplina estão no caminho de quem quer tirar esses planos do papel de verdade.

O professor de educação física da Bodytech Tirol, Gleidson Patrick, explica que para evitar desistência, assim que começar a colocar o plano em prática, é preciso encontrar exercícios prazerosos. “Buscar uma atividade que proporcione um mínimo de prazer vai ajudar a manter a pessoa motivada a alcançar a aderência ao exercício, por um máximo de tempo possível ou para sempre”.

Ainda há quem olhe para lugares como as academias como um ambiente difícil de se adaptar. Para esse público, Patrick orienta que se busque uma parceria que tope a empreitada. “Já que a pessoa está buscando o hábito de ir à academia, é porque reconhece a importância de exercitar-se. Para quebrar essa barreira que alguns ainda têm, a orientação é não ir sozinho ao treino, mas buscar alguém que esteja na mesma condição ou que já conheça o ambiente para favorecer a socialização”.

Para aqueles que buscam benefícios além da estética, é imprescindível a orientação de outros profissionais. “Muitas vezes as pessoas buscam excelentes resultados na musculação ou nos exercícios, mas não alcançam, pois, outros fatores estão desajustados. Por isso, profissionais como endocrinologista, fisioterapeuta e nutricionista devem orientar também, pois isso garantirá resultados saudáveis e duradouros”, comenta Patrick.

Dicas práticas

Algumas dicas fornecidas pela direção técnica da rede de academias Bodytech podem ajudar a colocar o exercício de vez no seu dia-a-dia.

  • Comece repensando o seu tempo e reserve pelo menos 30 minutos diariamente para os exercícios;
  • Faça um esforço nos três primeiros meses, que, mesmo não sendo confortável de início, com o tempo, será um hábito;
  • Durma mais e melhor para que o corpo se recupere e se prepare para as atividades do outro dia;
  • Quando bater a preguiça, vá à academia nem que seja para conversar e ver os amigos;
  • Busque estímulos diferentes para a sua mente, com a prática de atividades divertidas e desafiadoras que vão te desafiar a ir mais longe;
  • Crie uma playlist especial para os treinos, pois a música é um poderoso motivador;
  • Relaxe e desacelere, com 15 minutos do dia para meditação, por exemplo;
  • Tenha uma alimentação saudável, sem alimentos ultraprocessados e mais frutas, legumes, oleaginosas, grãos e verduras;
  • Mantenha o pensamento positivo, sempre buscando ter um suporte em amigos e familiares que ajudem quando as coisas fugirem dos planos e comemorem os resultados superados.
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