Notícias

Cern anuncia descoberta de nova partícula subatômica

Cientistas que trabalham na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) descobriram uma nova partícula da matéria, batizada de Xicc++. A descoberta foi anunciada nesta quinta-feira (6) durante a EPS Conference on High Energy Physics em Veneza, na Itália.

A partícula foi localizada graças ao Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), em uma missão chamada de LHCb, e era “perseguida” por cientistas há mais de uma década. Ela é composta por três quarks, o menor elemento conhecido em uma matéria, como prevê a teoria que serve de referência para a Física Moderna, o “Modelo Standard”, que foi criado em 1970.

De acordo com os cientistas, a partícula descoberta pertence à família de bárions – que compõem, basicamente, toda a matéria que existe e é conhecida. Os bárions são partículas comuns compostas por três quarks, os mais conhecidos sendo prótons e nêutrons. Mas existem seis tipos de quarks existentes, e teoricamente, muitas combinações potenciais diferentes podem formar outros tipos de bárions. No entanto, dois quarks presentes na descoberta de hoje são pesados e isso a difere dos bárions conhecidos que tem, em sua maioria, apenas uma partícula pesada.

“Encontrar um bárion com quark duplo pesado é de grande interesse porque vai fornecer uma ferramenta única para promover a cromodinâmica quântica [teoria dos quarks]. Essas partículas irão ajudar a melhorar o poder das previsões de nossas teorias”, disse Giovanni Passaleva, porta-voz da missão LHCb.

“É a primeira vez que se observa uma partícula do tipo: um bárion com dois quarks pesados. Observar uma partícula do tipo foi possível graças à grandíssima quantidade de dados que o LHC está produzindo. Isso permite atingir um objetivo que não é fácil, como conseguir reproduzir a matéria em todos os seus estados possíveis”, disse durante a coletiva a pesquisadora do Instituto Nacional de Física Nuclear (Infn) e da Universidade de Pádua, Donatella Lucchesi.

Os especialistas acreditam que essa nova descoberta poderá ajudar a estudar a “cola” que mantém a matéria unida bem como entender uma das quatro forças fundamentais da natureza: a força forte. As outras três forças identificadas pela Física moderna são a gravitacional, a eletrodinâmica e a força fraca.

Do Portal N10 com Agência ANSA

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.