Variedades

Celebração pagã ou tradição cristã? Esta é a verdadeira origem do Natal

O dia 25 de dezembro é uma das datas mais esperadas no mundo, especialmente em países do ocidente. O Natal é um dia que traz algo diferente para todos: trocas de presentes, comida deliciosa, confraternização em família, pousadas com amigos, músicas pegajosas, mais comida deliciosa… Seja você uma pessoa religiosa ou não, parece que o Natal é apreciado da mesma maneira por todos.

Mas você nunca se perguntou por que comemoramos o dia 25 de dezembro? É por causa do nascimento de Jesus ou é o encobrimento de uma comemoração pagã?

Vamos colocar o primeiro fato sobre a mesa: não há registro de quando Jesus de Nazaré realmente nasceu. O escritor e teólogo Jeffrey Small explicou em um artigo publicado originalmente no Huffington Post que o Novo Testamento não oferece nenhuma data específica. Small mencionou que passaram a marcar 25 de dezembro como o dia em que Jesus nasceu, no início do século IV, quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano – período em que o imperador Constantino adotou essa religião.

Acredita-se que os antigos romanos tomaram essa data porque, no dia 25, comemoraram o solstício de inverno. Este fenômeno astronômico caracteriza-se por ser o dia com o período mais curto de luz solar e a maior noite do ano. Após o solstício, os dias se alongam. Portanto, esse evento tem um significado simbólico do triunfo da luz sobre a escuridão, o renascimento do sol. O que coincidiu com a crença cristã da chegada do messias.

Nas cidades nórdicas, este festival era conhecido como Yule, e ainda é comemorado pelos praticantes do paganismo, embora isso geralmente seja realizado em 21 de dezembro. É interessante comparar a forma como a mesma data tem um histórico semelhante em diferentes práticas de fé.

Continuando com o simbolismo, há uma teoria de que a escolha do dia 25 de dezembro está relacionada ao movimento das estrelas, como já foi revelado pela Enciclopédia Britânica. O equinócio da primavera é considerado o nascimento do mundo. E, supondo que a concepção de Jesus coincidiu com essa data (25 de março), seu nascimento seria apenas nove meses depois: ou seja, em 25 de dezembro.

Então, o Natal é um evento pagão disfarçado? Não necessariamente. Embora esse dia tenha significados mais antigos do que o cristianismo, essa religião o carregou com suas próprias tradições. Então, ambas as celebrações podem coexistir, e na verdade elas fazem isso.

Se retirarmos o conceito religioso do Natal, celebramos o triunfo da luz sobre a escuridão. Quando você vê isso dessa maneira, não importa quais são as crenças religiosas (ou não religiosas) que você tem. O Natal pode ser um lembrete de que nenhum mal é para sempre e um simbolismo de nascimento para novas coisas.

E essas são boas lições para qualquer sociedade, você não acha?

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.