Notícias

Solicitação de fotógrafo atingido por bala de borracha é negada pelo TJSP

Durante uma manifestação que ocorreu em junho de 2013, o fotógrafo Sérgio Silva perdeu a visão de um dos olhos ao ser atingido por uma bala de borracha disparada pela Polícia Militar, enquanto registrava o ato contra o aumento da tarifa no transporte público em São Paulo. Por isso, ele acionou a justiça e pediu uma indenização. Porém, nesta quarta-feira (29), o pedido de Sérgio foi negado pela 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Segundo argumentou o relator que trata do caso, o desembargador Rebouças de Carvalho, dizendo que não há provas de que o ferimento foi realmente causado por disparos de policiais. O presidente da câmara, Décio de Moura Notarangeli, e o desembargador Oswaldo Luiz Palu aceitaram o argumento de Carvalho.

O pedido já havia sido negado, em primeira instância, pelo juiz Olavo Zampol Júnior, que disse que a culpa pelo ocorrido foi do próprio fotógrafo por se colocar em risco no momento em que os protestos estavam acontecendo. Notarangeli afirmou que isso não era argumento para negar o pedido. “Não é possível imputar a alguém que exerce o seu trabalho de forma legítima a responsabilidade pela ocorrência do desastroso incidente”, enfatizou.

O fotógrafo entrou com uma ação solicitando que o governo de São Paulo fosse responsabilizado pelo ocorrido e pagasse uma indenização no valor de R$1,2 milhão referentes a danos morais, estético e material, além de uma pensão mensal de R$ 2,3 mil.

O desembargador informou que não houve uma investigação policial dos fatos. “Não há nenhum relatório oficial, sequer lavratura de boletim de ocorrência”, disse.

O advogado de Sérgio Silva, Maurício Vasques, informou que ele não procurou autoridades no momento em que o incidente aconteceu por medo de represarias, além de se tratar de uma lesão muito grave e que exigia cuidados maiores, afirmando ainda que é “inadmissível” a omissão do Estado.

O fotógrafo também se pronunciou mostrando tamanho descontentamento referente a decisão judicial. “Quando eles pedem provas, eu posso provar que eu não enxergo. Posso tirar esse tapa-olho, tirar a prótese que está no lugar do meu globo ocular mostrar para eles”, disse.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.