Destaques, Dicas

Casas para alugar: a chave para dar tudo certo

casas para alugar

Seja você o proprietário ou o inquilino, há coisas que os dois devem saber e cumprir, para que tudo dê certo. Possuir uma casa e querer alugá-la requer atenção e cuidado. Ao mesmo tempo, procurar casas para alugar também requer atenção e cuidado. Há deveres e obrigações que devem ser cumpridas.

O fato de precisar se mudar já é um transtorno. Ter que empacotar tudo o que tiver no seu lar, selecionar o que serve realmente e o que pode ser doado ou jogado fora (isso é sempre o lago positivo de uma mudança!), fazer as malas, contratar a empresa que fará a mudança dos móveis e tudo o que tiver que ser levado para o novo endereço, tudo é trabalhoso. Porém a procura de casas para alugar pode ser estressante.

Por outro lado, a decisão de alugar uma casa representa para o dono um trabalho extra: checar que tudo esteja em ordem, que não haja problemas na rede elétrica, que não haja umidade, verificar pintura das paredes, estado do chão, portas, janelas… Provavelmente ter que fazer alguma obra antes de colocar a propriedade para alugar, tudo isso é estressante, mas certamente irá evitar problemas futuros.

Dicas para quem procura casas para alugar

Família em sua nova casa alugada Chegou o momento da procura e o primeiro item para ter em conta é: o dinheiro destinado ao pagamento mensal do aluguel. É necessário –e fundamental– fazer as contas e saber que há despesas obrigatórias: aluguel, condomínio, IPTU, luz, gás, telefone…

De acordo com o tipo de família –se tiver filhos em idade escolar, pais aposentados morando junto, filhos na faculdade, etc.- deve começar a procura da casa. Isto é, saber a quantidade de quartos que a casa deve ter, se há necessidade de uma cozinha ampla, de um jardim ou um pátio, se quer uma casa com dois andares ou prefere uma completamente no térreo para evitar escadas, pois tem filhos pequenos.

Com todos esses dados decididos, pode começar a busca, considerando sempre o orçamento familiar. É claro que uma casa com muitos quartos terá um valor do aluguel mais alto. Mais ainda se tiver um jardim com piscina. E também o valor vai depender do bairro, da localização.  Porém, há oportunidades e é muito importante prestar atenção e não deixar escapar!

Quando for visitar a casa, preste atenção a:

  • Portas e janelas (abrem e fecham bem, não há nenhum arranhão nos vidros)
  • Chão (se for de cerâmica, se tem alguma trincada e se for de madeira, verificar se tem manchas que podem delatar umidade)
  • Paredes (sem manchas de umidade, buracos de antigos quadros pendurados, pintura descascando)
  • Luminárias (tentar verificar que a rede elétrica esteja em bom estado)
  • Pias de cozinha e banheiros (tudo funcionando, nada pingando por baixo dos moveis)
  • Sanitários (funcionando corretamente, sem vazamentos)

Se tiver garagem, verificar as instalações. Se tiver jardim e piscina, verificar o estado.

Parece exagero, mas checar sempre tudo antes de assinar o contrato poupará dores de cabeça posteriores. Se gostar da casa mesmo havendo detectado algum detalhe para consertar, é só indicar para o proprietário ou a imobiliária, se for o caso, para eles solucionarem o problema antes da mudança.

Dicas para os proprietários das casas para alugar

Evidentemente a casa que for destinada para aluguel deve estar em boas condições. Isso quer dizer:

  • Deve checar com um eletricista toda a rede elétrica para ter a certeza –e a tranqüilidade– de estar tudo funcionando perfeitamente.
  • Deve checar com um bombeiro a rede de esgoto e o funcionamento das pias, sanitários, chuveiros, para verificar que não haja vazamento em nenhum lugar.
  • Entregar a casa com as paredes pintadas, sem buracos nem regiões descascadas. Idem os tetos.
  • Verificar que todas as fechaduras funcionem corretamente.
  • Verificar que as janelas abrem e fechem corretamente e que os vidros estejam bem.
  • Se tiver ar condicionado ou calefação, verificar que esteja funcionado corretamente.
  • Se a casa estiver sendo alugada com moveis ou alguns objetos como geladeiras, por exemplo, checar que esteja tudo em perfeitas condições e fazer o inventario bem detalhado.

Estarem atentos a tudo fará que tanto o proprietário quanto o inquilino estejam conformes e tranqüilos.

You Might Also Like

One comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.