Notícias

Cápsula do tempo é descoberta em escultura de Cristo do século XVIII

Em 1777, o capelão espanhol Joaquín Mínguez escreveu com uma cuidadosa caligrafia duas folhas em que ele deu conta da vida econômica e social de seu tempo. O também clérigo da catedral de Burgo de Osma, na província de Soria, decidiu colocar este documento em uma estátua de Cristo para que a mensagem pudesse ser descoberta pelas gerações futuras.

Agora, cerca de dois séculos e meio depois, os desejos do sacerdote espanhol foram cumpridos, desde que recentemente a cápsula do tempo foi descoberta durante o processo de restauração da igreja de Santa Águeda, no município de Burgos de Sotillo de la Ribera.

O documento estava dentro de uma escultura de Cristo do século XVIII. Os restauradores viram o documento por trás do pano que cobria as nádegas da figura, segundo informou a agência EFE. O sacerdote pode ter conhecido pessoalmente o autor da escultura e combinado o fato, de acordo com especialistas.

“O Tribunal está em Madri”

No documento, o capelão menciona os governadores da época, incluindo o rei Carlos III, e vários eventos notáveis. “O Tribunal está em Madri, há Correo e Gaceta para a notícia, há uma Inquisição, para a qual não são experimentados erros contra a Igreja de Deus, e contratam grandes toreros de Salamanca”, diz o padre de Soria.

Além disso, na cápsula de Mínguez, ele descreve as doenças mais comuns de seu tempo, como “tercianas e cuartanas”, que, segundo cientistas, são febres oriundas da malária e que duram de três e quatro dias, bem como “febre alta, dor de cabeça e calafrios”, em referência a febre tifóide.

“Jogar cartas, bola, calvo, bar e outros jogos pueris” serviram de entretenimento para a população, enquanto o trabalho consistiu em “colheitas de trigo, centeio, cevada, aveia”. O sacerdote espanhol coloca especial ênfase no vinho “da terra de Aranda”: o capelão diz que “sua colheita é muito numerosa há muitos anos, tanto que, neste momento, viu, porque não pegou nas adegas, derramou muito vinho”.

As autoridades do município de Sotillo de la Ribera adotaram a decisão de enviar o documento encontrado aos arquivos do arcebispado de Burgos. No entanto, eles mantiveram uma cópia da cápsula dentro da escultura para continuar cumprindo a intenção do capelão espanhol de ser um testemunho do tempo para as futuras gerações.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.