Natal

Campanha de Vacinação contra Influenza segue até próxima sexta

A Campanha de Vacinação contra a Influenza realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da capital segue até a próxima sexta-feira, dia 26 de maio. Até o momento, 105.696 pessoas foram imunizadas na capital potiguar – que conta com 74 salas de vacinação, espalhadas nos cinco distritos sanitários da cidade.

A campanha contra a Influenza é destinada aos grupos prioritários: pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; povos indígenas; profissionais da saúde; portadores de doenças crônicas e não transmissíveis; e os professores das redes públicas e privadas.

Segundo dados do Setor de Vigilância Epidemiológica foram imunizados 105.696 pessoas, sendo idosos 48.577, que corresponde a 56,89%; gestantes 3.858 (43,36%); puérperas 669 (45,76%); trabalhadores em saúde 11.707 (41,44%); crianças 17.591 (35,60%); comorbidades (portadores de doenças crônicas) 18.676 (60,02%); e, 4.289 professores vacinados até a última sexta-feira (19).

A chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, Aline Bezerra, faz um apelo à população. “Solicitamos aos grupos aos quem tem direito a vacinação, grupos prioritários, que procurem uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina e ficar imunizado contra a Influenza. Ela é gratuita e muito eficaz”.

O que é preciso?

Para receber a vacina é necessário estar munido do cartão de vacinação e, no caso dos idosos, também da carteira de identidade. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam levar, também, uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula devem levar algum documento que comprove a atividade.

Contraindicações

Apesar da vacina ser de suma importância para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave a proteína do ovo, crianças menores de seis meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a vacina.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.