Campanha de vacinação contra influenza inicia na próxima segunda no RN

Campanha de vacinação contra influenza inicia na próxima segunda no RN

Campanha de vacinação contra influenza inicia na próxima segunda no RN

Rafael Nicácio abril 9, 2021 Destaques

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 12 de abril a 09 de julho. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

No Rio Grande do Norte a estimativa é vacinar 1.319.147 pessoas para reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A vacina influenza trivalente utilizada no Brasil em 2021 apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. Por ser constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, não contêm vírus vivos e não causam a doença.

A vacinação será dividida em três etapas:

1ª Etapa – de 12/04 a 10/05

· Crianças (6 meses a < de 6 anos)

· Gestantes

· Puérperas

· Povos indígenas

· Trabalhadores da saúde

2ª Etapa – de 11/05 a 08/06

· Idosos com 60 anos e mais

· Professores

3ª Etapa – de 09/06 a 09/07

· Comorbidades

· Pessoas com deficiência permanente

· Caminhoneiros

· Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso

· Trabalhadores Portuários

· Forças de Segurança e Salvamento

· Forças Armadas

· Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

· População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19. As pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra influenza que buscarem uma Unidade Básica de Saúde, e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, preferencialmente, deve ser administrada a vacina Covid-19 e agendada a vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 nas ações de vacinação contra Influenza deverão ser adotadas. O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021. A imunização vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos