Agenda Cultural, Destaques

Campanha convida população para visitar áreas verdes protegidas

Campanha Um Dia no Parque convida população para visitar áreas verdes protegidas (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de promover a consciência ambiental e incentivar a visitação às áreas verdes protegidas, a Campanha Um Dia no Parque acontecerá nacionalmente no próximo domingo, dia 21 de julho. O Parque das Dunas, primeira Unidade de Conservação criada no Rio Grande do Norte no ano de 1977, está participando da campanha e faz um convite a todos para que possam visitar esse espaço. O Parque das Dunas é parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, e é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil.

Instituições, organização não governamentais, coletivos, grupos ligados ou não ao meio ambiente e toda a população são convidados a participar da Campanha. Será um dia designado para que as pessoas possam conhecer, visitar, aproveitar, conectar-se e apaixonar-se pela natureza. O objetivo da campanha é mostrar aos brasileiros que Unidades de Conservação são lugares especiais, que protegem toda a nossa biodiversidade e que estão ao alcance de todos. Um dos objetivos do evento também é criar uma cultura de visitação e conscientização a respeito da importância destas áreas para a qualidade de vida de todos.

Para a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, participar dessa Campanha é uma forma de fortalecer um dos pilares das Unidades de Conservação, que é a educação ambiental. “É conhecendo que nós aprendemos a cuidar. Visitar o Parque das Dunas, ou qualquer outra área protegida, é uma oportunidade de celebrar a vida e conectar-se com a cultura, história e natureza, inclusive a sua”, afirmou a gestora.

Além de caminhadas, prática de corrida na área do Bosque, piqueniques, contemplação, observação da fauna e flora da UC, a população poderá visitar durante todo o dia a Sala de Exposição com a atividade “Conhecendo o Mundo Biológico”, além dos projetos culturais Bosque Encena, com o espetáculo “Patrulha Canina”, às 10h, e no período da tarde, às 16h30, Som da Mata com o violinista Filipe Félix acompanhado dos músicos Frank Lemos e Sílvio Franco.

Campanha Um Dia no Parque

Desde 2018, a Coalizão Pró UCs realiza a campanha Um Dia no Parque, uma ação de mobilização e engajamento que visa o fortalecimento das Unidades de Conservação brasileiras por meio da criação de uma cultura de conhecimento e valorização das áreas protegidas do Brasil. A categoria “parques” foi a escolhida para nominar a campanha por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação, tanto federais, como estaduais, municipais e particulares, são contempladas na campanha.

Mais de duas mil Unidades de Conservação ajudam a proteger o ecossistema e a história do nosso país. A campanha Um dia no Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró Ucs e realizará programações em diversos Parques Ambientais do país.

– Mais informações: www.umdianoparque.net

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.