Agenda Cultural, Destaques

Campanha convida população para visitar áreas verdes protegidas

Campanha Um Dia no Parque convida população para visitar áreas verdes protegidas (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de promover a consciência ambiental e incentivar a visitação às áreas verdes protegidas, a Campanha Um Dia no Parque acontecerá nacionalmente no próximo domingo, dia 21 de julho. O Parque das Dunas, primeira Unidade de Conservação criada no Rio Grande do Norte no ano de 1977, está participando da campanha e faz um convite a todos para que possam visitar esse espaço. O Parque das Dunas é parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, e é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil.

Instituições, organização não governamentais, coletivos, grupos ligados ou não ao meio ambiente e toda a população são convidados a participar da Campanha. Será um dia designado para que as pessoas possam conhecer, visitar, aproveitar, conectar-se e apaixonar-se pela natureza. O objetivo da campanha é mostrar aos brasileiros que Unidades de Conservação são lugares especiais, que protegem toda a nossa biodiversidade e que estão ao alcance de todos. Um dos objetivos do evento também é criar uma cultura de visitação e conscientização a respeito da importância destas áreas para a qualidade de vida de todos.

Para a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, participar dessa Campanha é uma forma de fortalecer um dos pilares das Unidades de Conservação, que é a educação ambiental. “É conhecendo que nós aprendemos a cuidar. Visitar o Parque das Dunas, ou qualquer outra área protegida, é uma oportunidade de celebrar a vida e conectar-se com a cultura, história e natureza, inclusive a sua”, afirmou a gestora.

Além de caminhadas, prática de corrida na área do Bosque, piqueniques, contemplação, observação da fauna e flora da UC, a população poderá visitar durante todo o dia a Sala de Exposição com a atividade “Conhecendo o Mundo Biológico”, além dos projetos culturais Bosque Encena, com o espetáculo “Patrulha Canina”, às 10h, e no período da tarde, às 16h30, Som da Mata com o violinista Filipe Félix acompanhado dos músicos Frank Lemos e Sílvio Franco.

Campanha Um Dia no Parque

Desde 2018, a Coalizão Pró UCs realiza a campanha Um Dia no Parque, uma ação de mobilização e engajamento que visa o fortalecimento das Unidades de Conservação brasileiras por meio da criação de uma cultura de conhecimento e valorização das áreas protegidas do Brasil. A categoria “parques” foi a escolhida para nominar a campanha por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação, tanto federais, como estaduais, municipais e particulares, são contempladas na campanha.

Mais de duas mil Unidades de Conservação ajudam a proteger o ecossistema e a história do nosso país. A campanha Um dia no Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró Ucs e realizará programações em diversos Parques Ambientais do país.

– Mais informações: www.umdianoparque.net

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.