Notícias

Câmara rejeita redução da maioridade penal

A Câmara dos Deputados rejeitou no início da madrugada desta terça-feira (1) a votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal para 16 anos. O texto teve 303 votos favoráveis.

Para alterar a Constituição, seriam necessários 308 deputados. O texto rejeitado pelos parlamentares foi criado pelo relator da matéria na comissão especial, deputado Laerte Bessa (PR-DF). Acertado com os líderes do PSDB e do PMDB, entre outros partidos, o texto de Bessa reduzia a maioridade penal apenas para crimes hediondos, crimes dolosos contra a vida (latrocínios e homicídios, por exemplo), furto qualificado e outros. Cunha pode por em votação, nos próximos dias, o texto original da PEC, apresentado em 1993 por Benedito Domingos (DF), e que reduz a maioridade para todos os crimes.

O dia foi de muita tensão na Câmara. Gás de pimenta chegou a ser utilizado para dispersar manifestantes na entrada do Anexo III da Casa. Também houve conflitos corporais entre manifestantes contrários à redução e seguranças da Câmara na escada do Salão Verde e no Hall da Taquigrafia, ao longo da tarde. A derrota da PEC foi comemorada aos gritos de “Não! Não! Não à Redução!” e “Fora Cunha!” por estudantes que ocupavam as galerias do plenário e o gramado em frente ao Congresso. Os estudantes foram retirados da galeria após o fim da votação. 184 deputados votaram contra a medida, e três se abstiveram.

Veja como votou cada deputado do RN (Confira como foi a votação de todos os deputados do Brasil, clicando aqui)

Felipe Maia (RN) Sim

Walter Alves (RN) Sim

Antônio Jácome (RN) Sim

Beto Rosado (RN) Sim

Zenaide Maia (RN) Não

Rafael Motta (RN) Não

Fábio Faria (RN) Sim

Rogério Marinho (Não participou da votação)

Confira como foi a votação em Plenário
Resultado da votação
Sim: 303
Não: 184
Abstenção: 3
Total da Votação: 490
Art. 17: 1
Total Quorum: 491

Orientação
PMDB PP PTB PSC PHS PEN: Sim
PT: Não
PSDB: Sim
PRB PTN PMN PRP PSDC PRTB PTC PSL PT do B: Sim
PSD: Sim
PR: Sim
PSB: Não
DEM: Sim
PDT: Não
Solidaried: Sim
PCdoB: Não
PROS: Não
PPS: Não
PV: Não
Repr.PSOL: Não
Minoria: Liberado
GOV.: Não

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.