Notícias

Câmara Municipal de Natal discute proibição das vaquejadas

Em audiência pública proposta pelo vereador Klaus Araújo (SD), a Câmara Municipal de Natal debateu na manhã desta sexta-feira (14) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o fim da realização das vaquejadas no Brasil. O debate reuniu vaqueiros, associações, ONGs e a sociedade civil.

O STF decidiu na última quinta-feira (6) derrubar uma lei do Estado do Ceará que regulamentava a vaquejada, por entender que a prática fere a Constituição Federal. Para o vereador responsável pela audiência, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi precipitada e tomada sobre uma realidade da vaquejada de mais de uma década, quando era desorganizada e menos regulamentada .

“A vaquejada está enraizada na cultura nordestina, hoje há uma regulamentação que rege os eventos, a vaquejada é um evento cultural e desportista que beneficia a economia do Estado. Cerca de 60 mil pessoas empregadas indiretamente sobrevivem da vaquejadas no RN, além da geração de renda, e 20 mil pessoas empregadas com carteira assinada. Vamos encontrar uma maneira de regularizar”, afirmou o vereador Klaus Araújo
O vereador Sandro Pimentel (Psol) declarou posição favorável à decisão do STF. “Sou contrário a existência de vaquejadas, mas, quero me apoderar de mais informações e, ainda, conhecer in loco como são realizadas”, afirmou o parlamentar.

A audiência contou com a presença do representante da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ANQM) que afirmou que o esporte não pode ser extinto e sim regulamentado. “Um bom debate, onde mostramos que a nossa intenção é que a vaquejada seja regulamentada, precisamos sim de evolução. O esporte está crescendo e evoluindo muito. Hoje, os animais recebem todo um aparato e acompanhamento”, avaliou Deyvison Nunes, sócio da ANQM.

Além do vereador propositor, participaram do debate os vereadores Hugo Manso (PT), Aquino Neto (PEN), Sandro Pimentel (PSOL) e Eleika Bezerra (PSL).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas! Descubra por que é melhor evitar café preto na dieta das crianças!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.