Destaques, Saúde

Calvície pode ter relação com doenças cardíacas, alerta estudo

calvície
Foto: Marcelo del Pozo / Reuters

A calvície e o envelhecimento precoce em homens com menos de 40 anos estão associados a um risco cinco vezes maior de desenvolver doenças cardíacas, segundo informa o estudo apresentado na conferência de cardiologistas na cidade indiana de Calcutá.

“O envelhecimento prematuro e a alopecia androgênica (calvície padrão masculina) possuem correlação com a idade vascular, independentemente da idade cronológica, e são fatores de risco plausíveis para a doença arterial coronariana”, afirmou o autor do estudo, Dr. Sachin Patil.

Os cientistas investigaram 790 jovens com insuficiência coronariana e 1.270 pessoas saudáveis, bem como seus cardiogramas, sangue e couro cabeludo.

Os pesquisadores descobriram que os homens jovens com doença arterial coronariana apresentavam maior associação ao envelhecimento precoce (50% contra 30%) e a calvície (49% versus 27%) em comparação com o grupo de saudáveis. Depois de ajustar a idade e outros fatores de risco cardiovascular, a calvície masculina foi associada a um risco 5,6 vezes maior de doença cardíaca  5,3 mais chances de ter um envelhecimento precoce.

Além disso, a pesquisa aponta que diabetes mellitus, hipertensão, obesidade central, maior índice de massa corporal, dislipidemia e tabagismo podem causar doença coronariana, mas em menor grau que a calvície masculina, o envelhecimento precoce e a obesidade.

Fonte: Sociedade Europeia de Cardiologia

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.