Cajueiro de Pirangi está incluído no trajeto da tocha olímpica

A Comissão dos Jogos Olímpicos Rio 2016 esteve nesta quarta-feira (05) em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, para afinar os últimos ajustes da passagem da tocha olímpica pela cidade. A tocha estará em Parnamirim no dia 04 de junho de 2016 e um dos pontos turísticos marcados na rota é o Cajueiro de Pirangi.

Ao todo, a tocha olímpica vai passar por 320 cidades. Parnamirim é a segunda cidade visitada pela comissão, que antes esteve em São José do Mipibu. A escolha da cidade foi motivada pela rota já prevista para a passagem da tocha e os indicadores populacionais do município. Além do Cajueiro, a tocha será conduzida pelo interior da cidade.

Cajueiro de Pirangi, atual maior cajueiro do mundo (Foto: Divulgação)
Cajueiro de Pirangi, atual maior cajueiro do mundo (Foto: Divulgação)

Para o secretário de turismo, esporte e lazer, Laizomar Wanderley, a passagem da tocha é um motivo de grande orgulho para a cidade. “Ter Parnamirim na rota da tocha é algo que nos dá bastante prazer. Ela marca a celebração de um dos maiores eventos esportivos do mundo e representa a união dos povos e o espírito esportivo”, declarou.

Serão escolhidas 15 pessoas, entre ex-atletas, paratletas, portadores de condições especiais e alunos da rede pública de ensino para revezar o carregamento da tocha a cada 200 metros do percusso. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setra) será responsável pela logística do trajeto com o fechamento das avenidas e cordão de isolamento. Cerca de 80 integrantes do COI estarão na cidade para auxiliar na estrutura da passagem.

Chama olímpica

Seguindo a tradição, a Tocha será acessa com a chama olímpica na cidade de Olímpia na Grécia. A chama é uma referência ao mito de Prometheus que teria roubado o fogo de Zeus para ser entregue aos mortais. Ela foi utilizada durante os jogos olímpicos antigos e o ritual foi introduzido nas olimpíadas modernas em 1928.

Caso a Tocha se apague durante a passagem, ela só poderá ser acessa novamente com a chama. Para isso a equipe do COI é munida com lampiões que são acesos diretamente na chama original.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!